Compass possui comprador para 7 distribuidoras

Empresa encontrou um comprador para as participações minoritárias que detém em 7 das 18 distribuidoras estaduais de gás

A Compass Gás e Energia declarou na manhã desta quarta-feira (9) que assinou uma promessa de compra e venda envolvendo um pacote de distribuidoras. A empresa encontrou um comprador para as participações minoritárias que detém em 7 das 18 distribuidoras estaduais de gás que adquiriu com a compra da Gaspetro da Petrobras, no entanto, não informou o valor negociado e nem o nome do comprador. As informações são da Brazil Journal.

A efetivação da compra só será concluída quando o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovar a aquisição da Gaspetro, o que deve acontecer nos próximos 90 dias. Assim, os sócios da Compass nas distribuidoras vão ter um mês para exercer seu direito de preferência ou então permitir que as participações sejam repassadas ao comprador.

Na maior parte dos casos, as distribuidoras são controladas pelos Estados, e têm como sócios minoritários empresas como a trading japonesa Mitsui, a própria Compass, e a Termogás, a holding de participações do empresário Carlos Suarez. Além das sete distribuidoras, a Compass está em conversas praticamente finalizadas para se desfazer de outras cinco distribuidoras da Gaspetro, segundo fontes a par do assunto ao Brazil Journal, mesmo que não tenha sido possível estabelecer, a negociação é com o mesmo comprador dos ativos anunciados hoje.

A transação realizada hoje é a primeira movimentação de Nelson Gomes, o CEO, para drenar o portfólio da Compass, permitindo que a empresa siga os seis mercados estaduais que julga mais promissores, além da Comgás, a joia da coroa.

Após discussões com investidores, a Compass mostrou que não estava interessada em todos os ativos do pacote Gaspetro, no entanto, precisou aceitar o conjunto dado que a Petrobras estruturou a venda como ‘porteira fechada’.

O novo investidor no segmento de distribuição de gás pode contribuir com o setor a fazer frente aos investimentos maciços necessários para aumentar a rede instalada e a oferta.

A Compass adquiriu os 51% da Gaspetro da Petrobras. Os restante dos 49% pertencem à Mitsui. Já a Cosan tem 88% do capital da Compass. E enquanto isso, os outros 12% estão nas mãos de um pool de investidores, os maiores dos quais são a Atmos Capital e a Bradesco Seguros, que avaliaram a companhia em R$ 18,7 bilhões (post-money) em rodadas privadas em maio e setembro passados.