Compass e Mitsui alteram nome da Gaspetro para Commit Gás

As companhias também anunciaram a nomeação do novo presidente da companhia

 

A Compass e a Mitsui divulgaram nesta terça-feira que irão mudar o nome da holding de distribuição de gás Gaspetro para Commit Gás. Além disso, as companhias anunciaram a nomeação de Renato Fontalva como novo presidente da companhia.

As empresas afirmam que Fontalva terá como principal missão ampliar o acesso ao gás natural nos Estados em que a empresa atua junto dos demais sócios das distribuidoras. 

“Estamos unindo nossas competências de forma colaborativa e complementar para criar uma companhia comprometida em desenvolver o mercado de gás natural no longo prazo, combinando esforços para tornar a Commit referência em gestão e inovação na distribuição de gás canalizado”, escreveram em nota os CEOs da Compass, Nelson Gomes, e da Mitsui, Tadaharu Shiroyama.

A Gaspetro é uma holding com participação societária em 18 companhias distribuidoras de gás natural, localizadas em todas as regiões do Brasil. Suas redes de distribuição somam aproximadamente 10 mil km, atendendo a mais de 500 mil clientes.

Os anúncios ocorrem após a conclusão da compra da fatia de 51% detida pela Petrobras (PETR3; PETR4) na Gaspetro à subsidiária do grupo Cosan (CSAN3). Os R$ 2,097 bilhões pagos pela transação foram integralmente quitados, segundo fato relevante divulgado pela petroleira brasileira.

A estatal afirmou que a operação está alinhada com o TCC (Termo de Compromisso de Cessação) assinado com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em julho de 2019, para promoção de concorrência no setor de gás natural no Brasil. 

Parte do Conselho demonstrou preocupações de que a operação crie uma nova “gigante do gás”, com a Compass passando a ter uma participação de mercado muito grande.

A Compass, para evitar maiores impasses para a aprovação do acordo, apresentou um plano de negócio que prevê o desinvestimento de 6 empresas, de um total de 18 adquiridas no negócio.

Com a sacramentação do negócio, o quadro societário passou a ser 51% das ações da Compass e 49% das ações da Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda.