Coinbase anuncia demissão de 1.100 funcionários em meio a inverno cripto

Cerca de 18% do quadro de empregados será reduzido

A Coinbase Global Inc. anunciou a demissão de cerca de 1.100 funcionários nesta terça-feira (14).

Com os desligamentos informados na CVM (Comissão de Valores Imobiliários), a Coinbase cortará cerca de 18% de sua força de trabalho.

Dando sequência às demissões em massa provocadas pela intensificação do inverno cripto, momento de crise vivido no universo de criptoativos, mas a decisão da companhia não deve ser a última no setor este ano.

De acordo com o documento da CVM, a gestora já havia iniciado as demissões na última sexta (10), e finalizou a etapa de desligamentos nesta terça (14).

Apesar da intensificação do inverno cripto nas últimas semanas, a Coinbase ainda não havia se posicionado sobre o momento de crise.

Mesmo com demissões em outras companhias, e com as ações da Coinbase caindo em até 80% no acumulado de 2022, de acordo com dados da Bloomberg, os desligamentos anunciados nesta terça (14) foram necessários para um posicionamento da companhia ante à crise dos criptos.

Demissões vão em movimento contrário de recentes contratações da Coinbase

Nos últimos anos, a força de trabalho da empresa fez com que o quadro aumentasse em 1.200 funcionários em 2022.

Entretanto, a casa de câmbio já planeja demitir esse mesmo número de empregados, o que reduziria o número de funcionário para 5.000 até o final de junho.

A companhia também retificou que os colaboradores demitidos receberão um mínimo de 3,5 meses de rescisão, mais duas semanas para cada ano de emprego.

“A Companhia não está atualizando a perspectiva que forneceu em 10 de maio de 2022 em uma carta aos seus acionistas anunciando seus resultados financeiros para o trimestre encerrado em 31 de março de 2022. No entanto, como resultado do Plano, a Companhia espera que o forneceu perspectivas para que as despesas gerais e administrativas de tecnologia e desenvolvimento da empresa para o ano de 2022 fiquem mais próximas do limite inferior do intervalo incluído na Carta aos Acionistas”, disse a gestora em nota.

Os desligamentos na companhia acontecem logo após grandes nomes do mercado como Gemini Trust e BlockFi Inc também realizarem demissões em massa.

Além disso, assim como a Coinbase, empresas atuantes do Brasil como Bitso e Mercado Bitcoin também vêm de períodos de recessão e demitiram funcionários.