Caoa decide demitir 480 funcionários e fechar fábrica em Jacareí

Montadora planeja adequar sua produção para veículos elétricos

A montadora Caoa Chery anunciou que fechará uma fábrica em Jacareí e demitirá 480 trabalhadores, em comunicado ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

O anúncio, realizado na última quinta-feira (5), definiu que a Caoa irá remanejar a produção da unidade de Jacareí, a fim de iniciar a produção de veículos elétricos, a partir de 2025.

De acordo com o sindicato dos trabalhadores, a decisão foi inesperada.

A montadora também confirmou que dois modelos antes fabricados em Jacareí passarão a ser produzidos na China, enquanto outro modelo sairá de linha, o que resultará no encerramento total da unidade.

Além disso, a Caoa também disse que a reformulação da unidade de Jacareí fará com que a empresa torne elétricos todos os seus modelos até o final de 2023.

“Esta é a primeira vez que a fábrica, inaugurada em 2015, passará por uma atualização desse porte. Localizada em um ponto estratégico de São Paulo, com fácil acesso às principais rodovias do país, a unidade fabril passará por mudanças para adequação dos processos produtivos que permitirão a introdução de novos produtos concebidos a partir de plataformas de última geração, equipados com propulsores híbridos ou 100% elétricos”, afirmou a empresa em nota. 

Ainda de acordo com o documento divulgado, a adaptação da unidade de Jacareí seguirá o mesmo modelo de produtivos já adotados na fábrica da Caoa Montadora, localizada em Anápolis (GO).

Leia também: QuintoAndar, Loft e Facily: onda de demissões, com “Zoom e ceticismo”, reflete mudança de humor

A unidade da Chery em Jacareí foi inaugurada no dia 28 de agosto de 2014, e a compra do Grupo Caoa aconteceu somente em 2017, adquirindo, na época, metade da operação da montadora chinesa no Brasil.

 

Demissões da Caoa não serão somente no setor metalúrgico

Além dos 370 metalúrgicos da produção da unidade de Jacareí, a montadora anunciou que também tem como pretensão demitir mais da metade dos trabalhadores do setor administrativo, que atualmente totalizam 230 pessoas.

Os funcionários remanescentes serão remanejados para outras fábricas da Caoa.

Ademais, a empresa confirmou que está em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região para a definição de um pacote de indenização suplementar, “além do regular pagamento das verbas rescisórias legais, seguindo o seu compromisso de respeito aos trabalhadores”.

 

Insatisfação dos funcionários da Caoa é geral

Em contrapartida, os metalúrgicos da montadora realizaram uma assembleia na última sexta-feira (6), que resultou na aprovação do início de uma campanha contra o fechamento da fábrica e pela manutenção dos postos de trabalho. 

A proposta foi inicialmente apresentada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, e alavancou também a aprovação de uma campanha política, que consiste em cobrar do poder público medidas que barrem o fechamento da fábrica e preservem os postos de trabalho na planta de Jacareí. 

O resultado das medidas realizadas pelos trabalhadores será levado pelo sindicato à Caoa, em uma nova reunião marcada para a próxima terça-feira (10).