Café com BPM: Bolsas registram valorização em meio a expectativa sobre a primeira leitura do PIB dos EUA

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os investidores acordaram na expectativa pelo anúncio dos números da primeira leitura do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA para o primeiro trimestre de 2022 nesta quinta-feira (28). Nas últimas semanas, o FED, banco central norte-americano tem indicado que pode aumentar a taxa de juros do país para combater a inflação.

Apesar disso, as bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira (28), impulsionadas pela decisão do BOJ (Banco do Japão) de manter a sua política monetária.

Já os mercados europeus também registraram valorização na manhã desta quinta (28). Os investidores seguem repercutindo os balanços corporativos das empresas europeias e os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

A temporada de balanços corporativos continua a todo vapor. Amazon, Apple e Intel publicam os seus resultados.

No Brasil, o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) do mês de abril é divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (28).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 1,05% na última quarta-feira (27). O dólar registrou retração de 0,45% no fechamento, cotado a R$ 4,967 na quarta (27).

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta quinta-feira (28).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,93%
-S&P 500 Futuro (EUA), +1,54%
-Nasdaq Futuro (EUA), +2,10%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira (28). O principal destaque vai para  a decisão do BOJ (Banco do Japão) anunciar que vai manter sua política monetária com taxa de depósito negativa em 0,1% ao ano. Além disso, o órgão afirmou que vai comprar bônus do governo japonês de 10 anos a uma taxa de 0,25% em todos os dias úteis.

Na China, os mercados encerraram os trabalhos de forma mista em meio a uma onda de casos de Covid-19 no país. Um lockdown na capital Pequim ainda não está descartado.

Segue os principais mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), +1,75%
-Kospi (Coreia do Sul), +1,08%
-Hang Seng (Hong Kong), +1,65%
-Taiex (Taiwan), +0,71%
-Xangai SE (China), +0,58%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus abriram em alta na manhã desta quinta-feira (28). Os investidores seguem repercutindo os resultados dos balanços corporativos divulgados pelas empresas europeias.

A guerra na Ucrânia continua preocupando os mercados. Na última quarta-feira (27), a Rússia suspendeu o fornecimento de gás para a Bulgária e a Polônia. O gás russo é essencial e é usado em todo o continente europeu. A suspensão ocorreu porque os países, que são membros da UE (União Europeia) e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não pagaram Moscou em rublo, como é o exigido pelos russos desde março para nações que apoiaram as sanções econômicas.

O banco britânico Barclays divulgou nesta quinta-feira (28) que teve um lucro líquido de 1,4 bilhão de libras no primeiro trimestre de 2022. A receita é menor do que o apurado no mesmo período do ano passado.

Confira as principais bolsas europeias:

-DAX (Alemanha), +1,90%
-CAC 40 (França), +1,84%
-FTSE MIB (Itália), +1,65%
-FTSE 100 (Reino Unido), +1,04%

Notícias Corporativas

A Guararapes, empresa que controla as Lojas Riachuelo anunciou que pagará no dia 3 de maio, o JSCP (Juros Sobre Capital Próprio) no valor de R$ 234,622 milhões, imputado ao dividendo obrigatório do exercício de 2021.

 A Unilever anunciou nesta quinta-feira (28) que teve lucro de 13,8 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2022, 11,8% maior do que o de igual período do ano passado. 

Já o Banco Barclays teve receita de 1,4 bilhão de libras no primeiro trimestre deste ano. O valor é menor para o período do que o apurado no ano passado.

Agenda

Os EUA divulgam a primeira leitura do PIB (Produto Interno Bruto) para o primeiro trimestre de 2022 nesta quinta-feira (28).

Na temporada de balanços corporativos, o destaque vai para Amazon, Apple e Intel, que publicam os seus resultados.

No cenário nacional, é divulgado nesta quinta-feira (28) o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).