BeReal: nova rede social vira febre e surge como rival do Instagram

O aplicativo já é um sucesso entre os jovens e, de acordo com dados da Apptopia, os usuários mensais ativos do BeReal dispararam mais de 315% em 2022. 

Em um mundo cada vez mais globalizado, a tendência é surgirem novas redes sociais. A bola da vez é o BeReal, um aplicativo de compartilhamento de fotos que vem para brigar com o Instagram. 

O aplicativo já é um sucesso entre os jovens e tem virado febre no mundo inteiro. De acordo com dados da Apptopia, os usuários mensais ativos do BeReal dispararam mais de 315% em 2022. 

Além disso, um relatório de março da data.ai apontou que o BeReal já está em 4º lugar no ranking de aplicativos mais baixados nos Estados Unidos, Reino Unido e França, ficando atrás do Instagram, Snapchat e Pinterest.

O que é o BeReal?
Lançado no início de 2020 por um empresário francês, o BeReal foi criado para incentivar os usuários a compartilhar uma parte de sua vida em tempo real com muita autenticidade. 

Os usuários são convidados uma vez por dia a compartilhar uma foto do que estão fazendo naquele momento, dando a amigos e outras pessoas uma visão clara de suas vidas.

O diferencial deste aplicativo é, como o nome sugere, não ter filtros e botões de edição. É justamente para ser bem real. O resultado está muito longe das fotos polidas e excessivamente filtradas que são populares em outras plataformas de mídia social.

O BeReal tem o objetivo de ser a “primeira plataforma espontânea e imprevisível”, indo totalmente contra as redes sociais superproduzidas e cheias de filtros. 

Como funciona a rede social BeReal?
Após baixar o aplicativo, o usuário receberá uma notificação diária para ser real ao menos uma vez ao dia. Ao ser notificado, a pessoa terá dois minutos para tirar e postar uma foto do que está fazendo, não importa o quão comum seja.

E para que o usuário não fique atento, não há um horário pré-definido. A notificação vem em horários aleatórios do dia. De acordo com a empresa, o horário não é escolhido de maneira aleatória, mas garante sigilo total de como é feita a escolha. 

Com isso, o feed é tomado por fotos simultâneas e completamente natural, como descansando, estudando, entre outros. Mas se engana quem pensa que entrará no aplicativo só para “espiar” a vida dos amigos. O feed só é liberado se o usuário também postar uma foto. 

Quando você clica na notificação diária do BeReal, sua câmera abre dentro do aplicativo junto com um cronômetro com uma contagem regressiva de dois minutos. Você tem até o tempo acabar para tirar uma foto do que está na sua frente. Ao mesmo tempo, sua outra câmera tira uma selfie.

Mas e se não viu a notificação e acabou perdendo o momento de postar? O aplicativo permite que os usuários tirem a foto e a publiquem no final do dia. No entanto, também permite que seus amigos saibam quantas horas depois da notificação que você postou.

Vai cair nas graças do brasileiro?
O BeReal já está disponível no Brasil nas lojas de aplicativos de iOS e Android, porém ainda não conta com a versão em português. Para usar, basta se cadastrar no app depois de baixá-lo.

Leia também: Facebook será forçado a combater desinformação

A ideia é interessante, mas ainda não se popularizou no Brasil. Por enquanto, Instagram e Facebook seguem reinando, principalmente por conta dos filtros que deixam as fotos cada vez mais superficiais, indo na contramão do BeReal.