Banco Master espera ampliar portfólio em investimentos

Companhia espera adquirir o Banco Vipal, entrando para o mercado de investimentos para pessoa física de alta renda

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra do Banco Vipal, controlado pela Vipar Participações, pelo Banco Master. A aquisição deve marcar a entrada do Master no mercado de investimentos para pessoa física de alta renda de maneira mais rápida que o previsto.

A operação foi aprovada pelo Banco Central em 28 de outubro de 2021. No Cade, as empresas explicam que a aquisição do Banco Vipal será uma oportunidade para o Banco Master se utilizar das licenças e autorizações detidas pelo Banco Vipal para ingressar no mercado de investimentos para pessoa física de alta renda de forma mais rápida.

Há alguns anos o Banco Vipal vem reduzindo o volume de suas operações de crédito e apresentando prejuízos recorrentes registrados nos últimos demonstrativos financeiros. A venda é vista como positiva para a companhia.

Em 2021, o Banco Master realizou a compra da Kovr Seguradora, entrando no mercado de seguros, além de investir em companhias de tecnologia, segundo o acionista do Master, Augusto Ferreira Lima. A instituição financeira também realizou o lançamento da MAM Asset Management, gestora que possui uma estrutura de investimento focada em teses robustas e sólidas.

A expectativa do Banco Master é receber um aporte de R$ 200 milhões neste ano e que, em 2023, chegue a patrimônio líquido de R$ 1 bilhão.