Anatel vai analisar compra da Oi Móvel e satélite de Musk  

O encontro previsto para as 10 horas vai acontecer por videoconferência, segundo a agenda divulgada pelo órgão regulador 

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai se reunir para discutir a compra da Oi Móvel (OIBR3) pela Vivo (VIVT4), Claro e TIM. 

A reunião extraordinária do órgão regulador está agendada para essa sexta-feira (28) e acontecerá por videoconferência, com horário de início previsto para as 10 horas (de Brasília). 

Um dos pontos que serão pautados da reunião é a análise o pedido da Claro, Vivo e TIM com o objetivo de implementar a operação de venda dos ativos móveis do Grupo Oi, segregados em Unidade Produtiva Isolada (UPI). 

O dia conta também com a avaliação da solicitação para contrato Exploração Industrial do tipo RAN Sharing apresentado pela Claro, Vivo e TIM, e as Sociedades de Propósito Específico Cozani RJ (SPE TIM), Garliava (SPE Telefônica), Jonava RJ, agora denominadas SPEs Móveis Oi S.A. e OI Móvel S.A, com o intuito de implementar operação societária e transferir outorgas, dentro do grupo econômico. 

 Oi Móvel já está com sua venda acertada para as concorrentes desde dezembro de 2020, em um leilão dentro do processo de recuperação judicial da Oi. O valor da transação foi de aproximadamente R$ 16,5 bilhões, e os recursos destinados a amenizar a dívida da tele. 

O conselho deve avaliar também a solicitação de direito de exploração no Brasil do sistema de satélites não-geoestacionários Starlink, que está entre as companhias do bilionário Elon Musk, CEO da SpaceX. 

No fim de 2021, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, encontrou com o empresário para discutir parcerias com empresas estrangeiras que desejam usar em território nacional as tecnologias que oferecem conectividade para área rurais e mais isoladas dos centros urbanos.