Advent International pode investir até US$ 5 bilhões no Brasil

A gestora de private equity vê setor do varejo como boa oportunidade

A Advent International, empresa norte-americana de private equity, pode investir até US$ 5 bilhões no Brasil, de acordo com o portal “NeoFeed”. O valor é parte integrante do fundo de investimento GPE X, que captou US$ 25 bilhões, o maior valor já captado na trajetória da Advent.

O fundo GPE X levantou o montante máximo estabelecido para o seu porte em menos de seis meses de captação. Com isso, a Advent chega a mais de US$ 30 bilhões captados nos últimos 12 meses, além de alcançar a marca de US$ 100 bilhões de ativos sob sua gestão.

A gestora dá prioridade para a Europa e América do Norte em seus investimentos, além de focar no crescimento no continente asiático. Porém, o GPE X terá liberdade para atuar com flexibilidade para atuar em outras geografias. Até 20% do total dos recursos podem ser destinados a outras localidades, ou seja, o Brasil e a América Latina. 

Desde 1997, quando a Advent chegou na região, cerca de US$ 3,9 bilhões já foram investidos no Brasil, com aportes em 27 empresas diferentes. Nubank, Kopenhagen, Alliede e Ebanx são algumas das empresas sediadas ou com operações no País que receberam aporte da gestora. 

Segundo Juan Pablo Zucchini, sócio da Advent, “o Brasil tem representado entre 60% e 65% dos investimentos da América Latina”. Os países que concentram a maior parte restante são Colômbia e México. 

Em 2018, a Advent comprou a operação brasileira do Walmart, que foi posteriormente vendida ao Carrefour Brasil. A compra mais recente, do Grupo Big, se encontra em processo de aprovação regulatória.

Leia também: Advent compra 25% do Grupo Tigre por R$ 1,35 bi

Atuação da Advent no Brasil

Para o “NeoFeed”, Zucchini afirmou que a Advent têm encontrado oportunidades no Brasil nos setores de tecnologia, indústria, saúde, varejo e no segmento financeiro. O executivo diz que o setor de varejo segue sendo uma área de atuação importante para a companhia, mesmo com os desafios macroeconômicos. 

Segundo o sócio da Advent, “o varejo e o consumo são setores que olhamos muito ativamente e há boas oportunidades. Tem empresas que estão sofrendo mais e outras ganhando market share e crescendo”, afirma.