Advent compra 25% do Grupo Tigre por R$ 1,35 bi

Esta é a primeira vez que a companhia passa a ter a participação de um fundo de private equity. 

O fundo de private equity Advent International anunciou nesta sexta-feira (18) que adquiriu uma participação de 25% do capital do Grupo Tigre. A transação, que foi avaliada em R$ 1,35 bilhão, potencializa mais ainda a maior fabricante de tubos e conexões do Brasil colocar em marcha um plano agressivo de expansão.

Fundada há mais de 80 anos e controlada pela família Hansen, esta é a primeira vez que a companhia fundada em Joinville (SC), passa a ter a participação de um fundo de private equity. 

“A escolha da Advent foi muito cuidadosa. Seu histórico sólido de investimentos no Brasil e a experiência em diversos setores fazem da Advent o parceiro ideal para apoiar a Tigre, tanto no Brasil quanto nos demais países onde estamos presentes”, diz Felipe Hansen, presidente do Conselho de Administração do Grupo Tigre, e parte da terceira geração da família Hansen.

Com a operação, a Advent terá direito a indicar dois membros para o conselho de administração da Tigre, que passa de cinco para sete membros. Um dos nomes da Advent na Tigre será o de Patrice Etlin, Managing Partner da Advent. O outro ainda será definido.

“Nos próximos anos, esse setor deve se tornar algumas vezes o que ele é hoje. O potencial é o mesmo que tinha no setor de telefonia na década de 90, com a abertura do mercado,” disse o CEO.

O plano estratégico da Tigre é de levar sua capacidade produtiva para capturar uma oportunidade de mercado que a empresa julga gigantesca: atender a demanda do setor de saneamento, que deve crescer de forma exponencial com o novo marco regulatório.