Acionistas do Twitter (TWTR34) irão processar Elon Musk

Impasse sobre compra do Twitter (TWTR34) causou oscilações no preço das ações da companhia, irritando os investidores

O bilionário Elon Musk, e o próprio Twitter (TWTR34), serão processados por acionistas da plataforma. Tanto Musk quanto a empresa de comunicação estão conduzindo um processo caótico de compra, que está suspenso temporariamente. O impasse sobre a compra ou não da plataforma tem contribuído para oscilações de preços voláteis no preço das ações da empresa, fato que irrita os acionistas. 

O CEO da Tesla (TSLA34) e da Spacex revelou uma participação significativa no Twitter em 4 de abril, e dez dias depois propôs uma compra de US $ 44 bilhões, ou US $ 54,20 por ação. Ele vendeu e prometeu uma parte de suas participações em Tesla como garantia para empréstimos, a fim de financiar o negócio. 

Desde a aquisição da Musk, o preço das ações do Twitter caiu mais de 12%, enquanto os papéis da Tesla caíram mais de 40%. 

Em uma proposta de ação coletiva apresentada na quarta-feira (25), os acionistas do Twitter alegam que Musk violou as leis corporativas da Califórnia em várias frentes. Eles alegam que o magnata sul-africano manipulou o mercado em benefício próprio ao semear dúvidas sobre se ele iria concluir o negócio depois de assinar o contrato da compra do Twitter. 

A lei do estado da Califórnia afirma que as corporações do estado têm que excluir os membros do conselho de votar em propostas se eles se envolveram em alguns tipos de má conduta relevantes ou ligados a essas propostas.

Em 13 de maio, Musk suspendeu a aquisição do Twitter. O CEO da Tesla afirmou que não iria avançar com a aquisição até que o Twitter fornecesse mais informações sobre o número de robôs de spam e contas falsas na plataforma. A queixa dos acionistas afirma que “bots” eram parte de um esquema para negociar um preço melhor ou matar o negócio.

De acordo com os investidores, Elon Musk se beneficiou financeiramente atrasando as divulgações necessárias sobre sua participação no Twitter e ocultando temporariamente seu plano no início de abril para se tornar um membro do conselho da rede social.