Veja destaques negativos e positivos da semana

Na semana encerrada no dia 21, o desempenho do Ibovespa conseguiu agradar boa parte dos investidores, com bons resultados de certos setores, como as gigantes do varejo. Mas nem todas as companhias podem dizer o mesmo.

As ações da Americanas (AMER3) e Lojas Americanas (LAME4) andaram juntas na liderança do índice. O Grupo Soma (SOMA3) também se aproveitou do embalo. O desempenho positivo vem como alívio para estas companhias, uma vez que o setor foi um dos principais que sofreram negativamente ao decorrer do ano de 2021.

Quanto aos destaques negativos, a Braskem (BRKM5) revela-se como uma das companhias que tiveram uma semana conturbada com o anúncio do follow-on. No fim de semana, a Braskem informou que a Petrobras (PETR4) e o grupo Novonor (ex-Odebrecht, em recuperação judicial), deram a largada na alienação de suas participações na petroquímica.

A BRF (BRFS3) foi outra que viu suas ações cair na mesma semana em que anunciou follon-on. A Embraer (EMBR3), por sua vez, manteve o ritmo de queda visto nas semanas anteriores. Por fim, o IRB Brasil (IRBR3) e Alpargatas (ALPA4) apresentaram volatilidade mesmo sem uma notícia específica que pudesse precificar.