Tesouro Direto: títulos têm desempenho negativo nesta quinta-feira

Os prefixados e os títulos IPCA+ registram queda nesta quinta-feira (30)

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto caíram nesta quinta-feira (30) e entregam rentabilidade menor do que o registrado na quarta-feira (29).

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,78%, com investimento mínimo de R$ 37,01. Na quarta-feira, a taxa estava em 12,97%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,85%, abaixo dos 13,08% apresentados anteriormente.

Os Tesouros IPCA+ 2035 e 2045 apresentaram queda nesta quinta-feira. Os títulos registraram retorno de 5,89%, valor abaixo dos 5,93% registrados na quarta-feira. O Tesouro IPCA+ 2055 também apresentou desempenho negativo nesta quinta-feira, gerando rentabilidade de 6,00%, ante 6,03%. 

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior e no Brasil. A taxa de desemprego da zona do euro caiu para 6,6% em maio, resultado melhor que o esperado pelo mercado. De acordo com os analistas consultados pelo jornal norte-americano “The Wall Street Journal”, a taxa subiria para 6,8%.

Na China, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) oficial da indústria subiu de 49,6 pontos em maio para 50,2 em junho. A informação foi dada nesta quinta-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês). O resultado ficou abaixo do previsto por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, que previam o número em 50,5.

No Brasil, os agentes financeiros repercutem o Relatório Trimestral de Inflação divulgado pelo Banco Central. O documento apontou que a probabilidade da inflação superar o teto da meta neste ano passou de 88%, em março, para 100% em junho. Para 2023, o BC estimou que a probabilidade de superar o teto do sistema de metas avançou de 12% para 29%.

Nesta quarta-feira, também foram divulgados os dados da taxa de desemprego no País, que caiu para 9,8% no trimestre encerrado em maio, a menor taxa para o período desde 2015. O resultado veio acima do esperado pelo mercado, com o consenso Refinitiv projetando que a taxa de desocupação cairia de 10,5% em abril para 10,2% em maio. 

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. Nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que uma nova “cortina de ferro” está descendo entre a Rússia e o Ocidente: “Está praticamente colocada. Que eles apenas se comportem com cuidado”.