Tesouro Direto: títulos têm desempenho misto nesta sexta-feira

Os prefixados e os títulos IPCA+ registram variações nesta sexta-feira (01)

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto apresentaram desempenho misto nesta sexta-feira (30). Na quinta-feira (30), os títulos apresentaram resultados negativos. 

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,72%, com investimento mínimo de R$ 37,08. Na quinta-feira, a taxa estava em 12,78%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,86%, acima dos 12,85% apresentados anteriormente.

Os Tesouros IPCA+ 2035 e 2045 apresentaram desempenho neutro nesta sexta-feira. Os títulos registraram retorno de 5,89%, mesmo valor registrado na quinta-feira. O Tesouro IPCA+ 2055 apresentou desempenho positivo nesta sexta-feira, gerando rentabilidade de 6,01%, ante 6,00%. 

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior e no Brasil. A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro atingiu a máxima histórica de 8,6% em junho, superando o recorde anterior de 8,1% observado em maio. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

Nos EUA, o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial dos Estados Unidos caiu para 52,7 em junho, bem menor que os 57 registrados em maio, mas ligeiramente acima da prévia de 52,4. É o menor nível desde julho de 2020.

No Brasil, os agentes financeiros repercutem a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Auxílios na noite de quinta-feira. O plenário do Senado Federal aprovou, em dois turnos, o texto-base da PEC dos Auxílios, que cria benefícios sociais e amplia programas já existentes. A proposta libera R$ 41,25 bilhões fora do teto de gastos.

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, exigiu na quinta-feira que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, coloque um fim imediato na guerra na Ucrânia. “O presidente Putin deveria retirar suas forças e colocar fim à guerra imediatamente, detendo o ataque a uma nação democrática e soberana”, disse.