Tesouro Direto: títulos têm alta nesta terça-feira

Tantos os prefixado quanto os títulos IPCA+ registram crescimento nesta terça-feira (12)

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto apresentam desempenho positivo nesta terça-feira (12). Na segunda-feira (11), os títulos prefixados registraram alta.

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 13,17%, com investimento mínimo de R$ 36,84. Na segunda-feira, a taxa apresentou a mesma rentabilidade. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 13,26%, acima dos 13,24% apresentados anteriormente. O Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, apresenta uma rentabilidade anual de 13,35%, ante 13,32%.

Os Tesouros IPCA+ 2035 e 2045 apresentam desempenho neutro nesta terça-feira. Os títulos registram retorno de 6,21%, mesma rentabilidade apresentada na segunda-feira. O Tesouro IPCA+ 2055 registra crescimento, gerando rentabilidade de 6,32%, ante 6,30%. 

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior e no Brasil. O mercado aguarda a divulgação dos dados do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de junho, e do Livro Bege, que serão apresentados na quarta-feira (13).

A China anunciou novos lockdowns em algumas cidades para impedir a maior disseminação da Covid-19. A subvariante BA5.2.1, descoberta na China, alertou os mercados na última segunda-feira. 

No Brasil, investidores repercutem a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Auxílios, que deve custar mais de R$ 41 bilhões ao governo, valor acima do teto de gastos. O projeto de lei deve ser votado nesta terça-feira na Câmara dos Deputados. 

De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira, o volume do setor de serviços cresceu 0,9% em maio na comparação com abril. É o terceiro resultado positivo do setor nos últimos quatro meses, período em que acumulou ganho de 3,3%. 

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. Na segunda-feira, o governo dos EUA afirmou que o Irã se prepara para fornecer à Rússia centenas de drones, incluindo aqueles com capacidade de portar armas, para serem usados na guerra na Ucrânia.