Tesouro Direto: títulos são negociados em baixa após notícias da China

Dados da produção industrial da China e notícias do Brasil interferem nas taxas dos títulos públicos

As taxas dos títulos negociados no Tesouro Direto caem nesta segunda-feira (16), após registrarem alta firme durante a manhã. Afetam o desempenho dos títulos dados da produção industrial da China e os efeitos da guerra da Ucrânia no mundo. 

Às 15h37 (de Brasília), a maior taxa oferecida entre os Prefixados era oferecida pelo título com vencimento em 2025, com rentabilidade de 12,56%, ante 12,66% na sexta-feira (13). Em seguida, o Tesouro Prefixado 2033 entregava juros de 12,49%, bem abaixo dos 12,73% do pregão anterior. Já o Tesouro Prefixado 2029 oferecia taxa de 12,42%. 

Dentre os títulos atrelados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2055 se destaca, oferecendo taxas de retorno de 5,76%. O título com vencimento em 2055 voltou a ser negociado, após passar a semana passada suspenso para pagamento de juros semestrais. Os Tesouro IPCA+ 2035 e 2045 entregam taxas de 5,67%, enquanto o título com vencimento em 2026 registrava juros de 5,43%. 

Movimentam o mercado nesta segunda-feira a divulgação dos números da produção industrial e vendas no varejo na China. De acordo com o NBS (Escritório Nacional de Estatísticas) chinês, as vendas recuaram 11,1% na comparação anual de abril. Já a produção industrial caiu 2,9% em comparação com abril do ano passado. 

A queda dos indicadores chineses se dá pelos lockdowns estabelecidos pelo governo para combater o surto de covid-19 no país. O lockdown imposto em Xangai e medidas sanitárias adotadas em Pequim acabaram trazendo os números para baixo em abril, consolidando a maior queda desde março de 2020.

A guerra na Ucrânia segue no radar dos agentes financeiros. No domingo (15), a Finlândia, país que, historicamente, adota uma posição geopolítica neutra, decidiu aderir à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A decisão ocorreu um dia após Vladimir Putin, presidente russo, advertir o presidente finlandês Sauli Niinisto de que a medida seria um “erro”.  

Além disso, interferem nas taxas dos títulos do Tesouro Direto o dado de que as vendas do varejo caíram 1,2% em abril na comparação com o mês anterior. Segundo o Serasa Experian, o indicador foi puxado pelo segmento de Veículos, Motos e Peças, que registrou queda de 4,2%. Por fim, ainda no Brasil, a CNI (Confederação Nacional da Indístria) informou que a indústria brasileira deve qualificar 9,6 milhões de pessoas até 2025.