Tesouro Direto: títulos prefixados têm queda nesta quinta-feira

Os prefixados registraram baixa nesta quinta-feira (07), enquanto títulos IPCA+ têm estabilidade

Os títulos prefixados negociados no Tesouro Direto apresentam desempenho negativo nesta quinta-feira (07). Por outro lado, os títulos IPCA+ operam na estabilidade. Na quarta-feira (06), os títulos apresentaram resultados positivos. 

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,85%, com investimento mínimo de R$ 37,04. Na quarta-feira, a taxa estava em 12,92%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 13,02%, abaixo dos 13,06% apresentados anteriormente. O Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, apresentou uma rentabilidade anual de 13,17%, ante 13,20%.

Os Tesouros IPCA+ 2035 e 2045 apresentaram desempenho neutro nesta quinta-feira. Os títulos registraram retorno de 6,01%, mesma taxa registrada na quarta-feira. O Tesouro IPCA+ 2055, entretanto, apresentou desempenho positivo, gerando rentabilidade de 6,13%, ante 6,10%. 

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior e no Brasil. O mercado internacional está repercutindo a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano), que foi apresentada na tarde de quarta-feira. 

De acordo com o documento, os integrantes do Fed defendem uma alta de juros em 0,5 ou 0,75 ponto percentual na próxima reunião de política monetária, que ocorrerá em 26 e 27 de julho.

Nos EUA, os pedidos de auxílio-desemprego tiveram alta de 4 mil pedidos nesta semana, alcançando 235 mil pedidos. O mercado estimava 230 mil pedidos de auxílio-desemprego. 

No Brasil, investidores repercutem os desdobramentos em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Auxílios, que possui forte impacto fiscal. O texto-base da PEC foi aprovado por uma comissão especial da Câmara dos Deputados na tarde desta quinta-feira (7).

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. O primeiro-ministro inglês Boris Johnson anunciou sua saída do cargo nesta quinta-feira (7). A notícia surge após diversos funcionários do governo inglês terem renunciado.