Tesouro Direto: títulos prefixados têm alta nesta quinta-feira

Os prefixado registram resultados positivos nesta quinta-feira (14), enquantos os IPCA+ caem

Os títulos prefixados negociados no Tesouro Direto apresentam desempenho positivo nesta quinta-feira (14). Por outro lado, os títulos IPCA+ estão registrando resultado negativo. Na quarta-feira (13), os títulos registraram baixa.

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 13,24%, com investimento mínimo de R$ 36,82. Na quarta-feira, o título apresentou rentabilidade de 13,10%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 13,23%, acima dos 13,11% apresentados anteriormente. O Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, apresenta uma rentabilidade anual de 13,37%, ante 13,20%.

Os Tesouros IPCA+ 2035 e 2045, em contrapartida, apresentam desempenho negativo nesta quinta-feira. Os títulos registram retorno de 6,18%, abaixo dos 6,19% registrados anteriormente. O Tesouro IPCA+ 2055 registra resultado neutro, gerando rentabilidade de 6,29%, mesmo valor apresentado na quarta. 

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior e no Brasil. O mercado ainda repercute a divulgação dos dados do Índice de Preços ao Consumidor nos EUA (CPI, na sigla em inglês) de junho, que subiu 1,3% na comparação com maio. Na comparação com junho de 2021, a alta foi de 9,1%.

Nesta quinta-feira foi divulgado o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos EUA, que subiu 1,1% em junho na comparação com maio. Os dados foram publicados pelo Departamento do Trabalho americano. Nos 12 meses encerrados em junho, o PPI subiu 11,3%.

Na Europa, a Comissão Europeia elevou suas projeções de inflação para a zona do euro e reduziu suas previsões de crescimento do bloco nesta quinta-feira. Na edição de seu relatório de projeções, a Comissão, braço executivo da União Europeia (UE), espera que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro dê um salto histórico de 7,6% em 2022 e avance 4% em 2023. 

No Brasil, os investidores aguardam a promulgação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Auxílios, que foi aprovada na última quarta-feira em segundo turno pela Câmara. O custo estimado é de R$ 41,25 bilhões, fora do teto de gastos.

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. A Ucrânia e a Rússia, em conversa realizada em Istambul na quarta-feira, concordaram em formar “um Centro de Coordenação Conjunta sob os auspícios da ONU” para garantir que as exportações de grãos ucranianos através do Mar Negro possam ser garantidas.