Tesouro Direto: títulos apresentam queda nesta sexta-feira

Tanto os prefixados quanto títulos IPCA+ têm resultados negativos nesta sexta-feira (17)

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto registraram queda nesta sexta-feira (17) e entregam rentabilidade menor do que o registrado na quarta-feira (15). 

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,64%, com investimento mínimo de R$ 36,97. Na quarta-feira, a taxa estava em 12,99%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,77%, abaixo dos 13,05% apresentados na quarta-feira. Já o Prefixado 2033, com juros semestrais, oferece 12,96%, tendo baixa em relação aos 13,14% registrados anteriormente. 

Os Tesouros IPCA+ 2035 e 2045 apresentaram baixa nesta sexta-feira. Os títulos registraram retorno de 5,68%, valor abaixo dos 5,75% registrados na quarta-feira. O Tesouro IPCA+ 2055 também apresentou desempenho negativo nesta sexta-feira, gerando rentabilidade de 5,82%, ante 5,87%.

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior e no Brasil. Os investidores ainda repercutem o aumento na taxa de juros, que foi divulgado pelo Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano) na quarta-feira (15). O principal órgão monetário dos EUA subiu em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros nos EUA, agora em um intervalo entre 1,50% e 1,75% para o ano.

Nesta sexta-feira, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro foi divulgada. O índice atingiu nova máxima histórica de 8,1% em maio, ao acelerar de 7,4% em abril, segundo dados finais divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. 

Nos EUA, a produção industrial total subiu 0,2% em maio sobre abril, segundo dados do Federal Reserve. Todos os meses do ano até agora tiveram aumento na produção com um ganho médio mensal de quase 0,8%. 

No Brasil, agentes financeiros ainda debatem as ações do Comitê de Política Monetária (Copom). Na quarta-feira, o Banco Central elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, passando de 12,75% para 13,25% ao ano. 

Além do Copom, os investidores brasileiros repercutem um novo reajuste nos preços dos combustíveis, que foi divulgado pela Petrobras (PETR3;PETR4) nesta sexta-feira.

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. Na quinta-feira (16), os líderes Emmanuel Macron, da França, Olaf Scholz, da Alemanha, e Mario Draghi, da Itália, chegaram a Kiev, capital ucraniana, para conversar com Volodomyr Zelensky, presidente do país. A reunião tinha a intenção de discutir a entrada da Ucrânia na União Europeia (UE). Após a conversa, os governantes sinalizaram que o país do leste deveria receber o status de candidato à UE.