Temores com variante da Covid afunda mercado dos EUA

As ações sofreram forte baixa, com o Dow Jones e o S&P 500 atingindo suas maiores quedas percentuais diárias em meses.

A nova variante da Covid-19, chamada de Ômicron, impactou fortemente os mercados globais, principalmente o americano. Na sessão desta  sexta-feira (26), as ações dos Estados Unidos sofreram forte baixa, com o Dow Jones e o S&P 500 atingindo suas maiores quedas percentuais diárias em meses.

Os setores que haviam sido prejudicados pela pandemia, anteriormente favorecidos pela reabertura econômica, caíram drasticamente.

As perdas foram registradas em todos os 11 principais setores do S&P, exceto o de saúde, que conseguiu sustentar um resultado ameno graças aos expressivos avanços das fabricantes de vacinas contra o vírus Pfizer Inc e Moderna Inc.

“O que entendemos sobre essa variante pode acelerar no fim de semana, e, se houver notícias mais preocupantes do que boas, muitas pessoas não querem ter ativos de risco na manhã de segunda-feira, ou têm medo de como a situação pode estar na segunda-feira”, disse Keith Buchanan, gerente sênior de portfólio da Global Investments em Atlanta.

O Dow Jones (DJI) recuou 2,53%, para 34.899,34 pontos, o S&P 500 (SPX) caiu 2,27%, para 4.594,72 pontos e o Nasdaq Composite (US100) teve baixa de 2,23%, para 15.491,66 pontos.

O índice de volatilidade CBOE, popularmente conhecido como o medidor do medo de Wall Street, bateu seu nível mais alto desde 20 de setembro.