Petrobras (PETR4) pede esclarecimento sobre possível privatização

Empresa estatal solicitou esclarecimento à União sobre a conversão de ações da companhia a pedido de CVM e B3

A Petrobras (PETR4) informou nesta quarta-feira (22) que pediu esclareicmentos à União sobre a conversão de ações da companhia a pedido de CVM e B3 sobre matéria veiculada pela imprensa que afirmara que o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, trabalha na elaboração de um projeto de lei que abriria caminho para privatizar a estatal por meio da conversão de ações PN (PETR4) em ações ON (PETR3).

A operação diluiria a participação do governo federal no capital votante da Petrobras, passando o controle da empresa para a iniciativa privada.

A companhia recebeu resposta na noite de ontem do Ministério das Minas e Energia afirmando que, “independentemente de estudos e pesquisas de medidas/políticas públicas voltadas para diferentes cenários e perspectivas nacional e internacional, envolvendo os setores inerentes às atribuições do Ministério de Minas e Energia (conforme Decreto nº 9.675/2019, Decreto nº 10.409/2020 e Decreto nº 10.808/2021); não há qualquer ato, decisão ou fato relevante da União Federal que deva ser comunicado à Petrobras, para subsequente divulgação ao mercado”.

Novo CEO da Petrobras terá currículo examinado 

O Comitê de Elegibilidade da estatal recebeu a documentação sobre o novo CEO da empresa, Caio Paes de Andrade.  A companhia também confirma reunião do Comitê na sexta-feira (24) para analisar a indicação.

De acordo com o “Broadcast”, o currículo de Paes de Andrade não atende os requisitos do cargo, como previsto, e uma solução está sendo costurada.

Auxiliares de Jair Bolsonaro têm a expectativa de que Paes de Andrade assuma a presidência até o fim desta semana, dando início a uma estratégia silenciosa de controle dos preços dos combustíveis da Petrobras, o que ajudaria o presidente nas eleições deste ano.