Petrobras (PETR4): Bolsonaro classifica lucro como "estupro" e torce para fim dos reajustes nos preços

Presidente criticou a estatal em live transmitida nas redes sociais

 

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, pediu que a Petrobras (PETR4) reduza a sua margem de lucro e apelou para que a companhia não aumente os preços dos combustíveis, sob o risco do Brasil quebrar. Bolsonaro considerou a margem de lucro da empresa como um “absurdo” e “um estupro”.

“Se continuar tendo lucro dessa forma, aumentando o preço do combustível, vai quebrar o País… se tiver mais um aumento de combustível, pode quebrar o Brasil. E o pessoal da Petrobras não entende ou não quer entender, ou só estão de olho no lucro”, afirmou o chefe do executivo.

O presidente também lembrou da greve dos caminhoneiros que parou o País em 2018, durante o governo de Michel Temer, e alertou sobre uma possível “convulsão” em caso de novos aumentos no preço do diesel.

“A gente apela para a Petrobras, não reajustem o preço dos combustíveis. Vocês estão tendo um lucro absurdo”, afirmou Bolsonaro em sua transmissão ao vivo nas redes sociais,

O presidente lembrou também da guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta o preço do barril, e os impostos cobrados sobre os combustíveis.

Petrobras (PETR4) tem lucro líquido de 44 bilhões

Em meio aos apelos de Bolsonaro para que a Petrobras não faça um reajuste no preço dos combustíveis, a companhia publicou os seus resultados com um lucro líquido de R$ 44,56 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano.

De acordo com um comunicado do presidente-executivo da estatal, José Mauro Coelho, os resultados da Petrobras geram “retorno importante para o acionista, em especial a sociedade brasileira, representada pela União”.

O resultado superou as projeções de analistas consultados em pesquisa da Refinitiv, que indicavam que o valor do lucro líquido seria de R$ 43,48 bilhões. A alta do preço do barril do petróleo impulsionou as altas cifras da Petrobras.