Para BlackRock, investimento em países emergentes deve mudar com volatilidade dos mercados

Gestora acredita que estes países estão mais perto de encerrar o ciclo de aperto monetário

A BlackRock, maior gestora do mundo, acredita que o cenário de alta volatilidade irá mudar a visão de investimento em países emergentes. Um boletim publicado nesta segunda-feira (11) afirmou que a era de inflação e crescimento moderados ficou para trás e que uma nova dinâmica de mercado está começando.

De acordo com o boletim, é preciso separar a China dos outros países emergentes, uma vez que “a diferença em relação aos outros países deve crescer”. Os investimentos em economias com expectativas de crescimento, como os emergentes, devem migrar para países que podem gerar renda na nova economia.

Leia mais: BlackRock: maior gestora do mundo vende ações de Enjoei (ENJU3) e Intelbras (INTB3)

A gestora norte-americana vê espaço para títulos de renda fixa emitidos por governos e empresas de países emergentes, que começaram o ciclo de aperto monetário mais cedo. Para Alex Christensen, diretor de estratégia de investimentos para a América Latina da BlackRock, o retorno oferecido por títulos de renda fixa no Brasil e outros países da América Latina “ultrapassa o risco”.

Os bancos centrais das economias emergentes optaram por elevar as taxas de juros antes dos países desenvolvidos, o que indica que estes países estão mais perto de encerrar o ciclo de aperto monetário. Além disso, há menos risco de que as taxas aumentem muito mais.

Segundo Chistensen, é possível que a volatilidade do preço das commodities beneficie países que são mais intensivos em matérias-primas, como o Brasil. Para ele, a alta nos preços pode trazer estabilidade maior do que o visto em outros ciclos de alta de juros por parte do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano).

As informações fazem parte do Midyear Outlook Virtual Media Roundtable, que possui perspectivas para o segundo semestre do ano, de acordo com alguns executivos da gestora.  

Os especialistas destacaram no documento que estão com alocações acima da média em papéis de renda fixa de mercados emergentes em moeda local.

“Rendimentos elevados já refletem o endurecimento de medidas de política monetária nos países emergentes, o que, em nossa visão, oferece uma compensação ao risco da inflação”, afirmaram os analistas no relatório da BlockRock.