Nextron levanta US$ 2,2 milhões e quer impulsionar acesso a energia limpa

A captação tem liderança da Valor Capital Group e aporte da Barn Investimentos

A startup Nextron Energia vai iniciar as operações com a captação de US$ 2,285 milhões, com liderança da Valor Capital Group e com o aporte da Barn Investimentos.

A companhia foi fundada por Ivo O. Pitanguy e Roberto G. Hashioka foi lançada para facilitar os negócios no mercado de geração distribuída de energia. “Viemos para unir as duas pontas e democratizar o acesso à energia renovável no modelo marketplace oferecendo um produto de serviço por assinatura”, afirma Pitanguy em entrevista a “Exame”.

A principal tarefa será agregar valor ao setor e facilitar o contato entre os geradores de energia renovável e os consumidores finais. “De um lado, o investidor tem o apetite para construir fazendas solares mas não encontra uma solução eficiente para rentabilizar o investimento,e de outro, há os consumidores de energia que não sabem que existe uma forma simples de economizar na conta de luz. A Nextron chega para ‘Uberizar’ a energia, conectando de forma dinâmica, o consumidor de energia residencial e comercial a um projeto de energia renovável da sua região através de uma assinatura que pode reduzir a conta de luz em até 20% sem a necessidade de investir em placas solares”, acrescenta.

Nextron: aporte financeiro será usado para contratação da equipe

O aporte será utilizado para a contratação de pessoas, especialmente em tecnologia e negócios. A Nextron quer aumentar a equipe para 50 colaboradores até o fim do ano.

“Iremos investir em produto, marketing e comercial para massificar o nosso negócio e captar milhares de clientes nas duas pontas. A nossa plataforma irá fomentar o desenvolvimento de novas usinas e a expansão de produção de energias renováveis no Brasil”, analisa Hashioka a “Exame”.

A Nextron terá o fornecimento de duas usinas fotovoltaicas, uma no Mato Grosso do Sul e outra no Rio de Janeiro. A expectativa da companhia é de que possa oferecer em torno de 200 Megawatts, que pode abastecer 36 mil clientes.