Mais três empresas desistiram de IPO este ano; veja quais

Qestra, Tambasa e Senior Sistemas foram as últimas desistentes

As empresas Qestra, Tambasa e Senior Sistemas entraram para a lista da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de 27 companhias que desistiram de fazer IPO (oferta pública inicial de ações) este ano. 

A Tambasa, que protocolou o seu prospecto preliminar na CVM em dezembro, é a terceira maior atacadista do Brasil, no mercado desde 1964 e com duas filiais em Minas Gerais – uma em Contagem e a outra em Montes Claros. A oferta da companhia seria tanto primária, na qual os recursos captados entram para o caixa da empresa, quanto secundária, quando os acionistas vendem fatias das suas participações no capital da companhia.

Já a desenvolvedora de softwares Senior Sistemas, no mercado desde 1988 e presente em todo território brasileiro e na América Latina, protocolou o prospecto de IPO em fevereiro de 2022, o primeiro pedido no ano. A oferta seria mista. 

Por sua vez, a Qestra, plataforma de participações em companhias de tecnologia da informação, fez o pedido de IPO em março. Na ocasião, a oferta pública inicial de ações seria realizada para captar recursos destinados em 85% para aquisições estratégicas (M&As), 13% para investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além do reforço das estruturas e atividades comerciais e 2% para capital de giro. 

Apenas em janeiro, 13 empresas desistiram de abrir capital na bolsa de valores brasileira, a B3, o maior número para um mês desde 2017, quando se deu o início da série histórica da CVM.

Entre as desistentes de janeiro estavam a rede de restaurantes Madero, que visava o IPO para conter dívidas, a produtora Dori Alimentos, a holding Monte Rodovias, a companhia de cibersegurança Ish Tech e a varejista Ammo, dona de marcas como mmartan. Ainda, a rede de academias Bluefit, que pretendia arrecadar R$ 400 milhões com IPO, teve o pedido cancelado pela CVM no primeiro mês deste ano.

Além disso, segundo levantamento da CNN com dados da B3, pela primeira vez em desde 2018 não houve registro de IPO nos primeiros três meses do ano.