Isaac Newton: como o gênio da física perdeu milhões em uma bolha financeira

Cientista foi um dos milhares de investidores que foram prejudicados por especulação em 1720

Isaac Newton (1643-1727), cientista responsável por formular as leis da gravidade e chefe da Casa da Moeda britânica, foi um dos investidores arruinados ao apostar em um comércio com as colônias espanholas.

A Companhia dos Mares do Sul (SSC, sigla em inglês), foi fundada em 1711, na expectativa de que o fim da Guerra de Sucessão da Espanha (1701-1714) permitiria intercâmbios comerciais do Reino Unido com as colônias espanholas no Novo Mundo, vistas como “minas de ouro” na Europa. 

A Guerra de Sucessão da Espanha foi causada após Felipe V, neto do rei Luís XIV da França, assumir o trono espanhol. Dessa forma, a Espanha passou a ter um rei da casa dos Bourbons, a mesma que governava a França, o que gerou uma grande tensão entre os outros países europeus.

A guerra estourou em 1702, a partir de uma aliança entre Áustria, Inglaterra, Holanda, Suécia, Dinamarca e principados alemães. A guerra foi vencida pela Grande Aliança, e a Espanha teve de garantir territórios e conexões às nações vencedoras.

Neste contexto, o Tratado de Utrecht, assinado no fim da guerra, dava ao Reino Unido o direito de ser o único provedor de escravos das colônias espanholas na América do Sul por 30 anos, mas só permita à empresa enviar um barco por ano para comercializar com México, Peru e Chile. 

De acordo com a “BBC Brasil”, 22,5% das ações da SSC eram destinados à rainha britânica, Ana, e seus herdeiros se tornaram detentores de diversas ações e posições de comando na companhia. Com esse respaldo, burocratas, políticos, comerciantes e até mesmo servos foram incentivados a investir na SSC. 

Como Isaac Newton foi afetado pela folha financeira da SSC

Newton foi um dos ingleses que se arriscou no negócio. Inicialmente, o cientista se saiu  bem com os investimentos, comprando ações da SSC em fevereiro de 1720  por 175 libras e as vendendo em maio do mesmo ano por quase o dobro do valor.

No entanto, comprou mais ações ao ser convencido por uma campanha de marketing da companhia que afirmava que detentores de títulos do governo se converteram em acionistas da SSC. Em alguns meses, o preço da ação passou de 100 libras para mil libras, apesar de este valor não refletir os ganhos reais da companhia, 

Em setembro de 1720, o mercado colapsou, e as ações da SSC despencaram, provocando estragos na fortuna de Isaac Newton e de muitos outros. Em investigação, foi comprovado que ao menos três ministros haviam aceitado subornos para inflar o preço dos papéis da companhia. A SSC sobreviveu à crise, e, entre 1715 e 1731, transportou aproximadamente 64 mil escravos africanos. No entanto, muitos investidores saíram perdendo da empreitada, considerada a responsável pela origem do termo “bolha”.