IPCA-15, Caged e ata do FED: o que acompanhar na semana

Investidores seguem atentos aos efeitos da inflação nos mercados do mundo

A inflação continua a dar o tom das preocupações dos agentes do mercado em todo o mundo. A próxima semana, que vai do dia 23 ao dia 27 de maio, tem como grande destaque a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (o banco central americano).

No Brasil, haverá a apresentação do IPCA-15. Na terça-feira, 24 de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o indicador, considerado a prévia da inflação oficial. 

Já na quarta-feira, 25 de maio, o Federal Reserve (FED, o banco central norte-americano) divulga seu relatório da reunião. A comunicação é muito aguardada pelo mercado, que segue em busca de pistas sobre como se dará e que intensidade terá o ciclo de aperto promovido pelo BC americano.

A minuta é a da última reunião realizada pela autoridade, nos dias 3 e 4 de maio, e na qual o Fed acelerou o ritmo de alta de juros, elevando a taxa em 50 pontos base.

“A ata do Fomc deve mostrar um debate em torno das taxas neutras e se a autoridade deve ou não mover os juros para território restritivo”, prevê o Bank Of America.

Na quinta-feira, 26 de maio, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos divulga a primeira revisão do PIB do primeiro trimestre do país.

E na sexta-feira, 27 de maio, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulga o Índice de Preços com Consumo (PCE) do mês de abril.