Ibovespa opera em alta, acompanhando bolsas no exterior; dólar recua

Os investidores sentem certo alívio após fala de Powell sobre a alta de juros

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, apresenta alta firme nesta sexta-feira (13). Às 13h40 (de Brasília), o índice tinha alta de 1,73%, aos 107.519 pontos. Dessa forma, o Ibovespa caminha para seu terceiro pregão consecutivo de alta. O dólar recua 1,14%, cotado a R$ 5,07. A recuperação do mercado ocorre após fala otimista de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal, Reserve, o banco central norte-americano). 

A maior parte dos ativos do Ibovespa registram ganhos, com BRF (BRFS3) e Banco Inter (BIDI11) liderando a lista. A companhia de alimentos tem alta de 12,24%, recuperando parte das perdas do dia anterior. O banco avança 12,05%, a R$ 15,98, após divulgar migração para a Nasdaq.

Leia também: BRF (BRFS3): dependência do Brasil aumenta distância para concorrentes

As companhias aéreas e de viagens também se destacam, com Gol (GOLL4), CVC (CVCB3) e Azul (AZUL4) subindo 10,63%, 10,17% e 9,26%, respectivamente. Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) têm alta de 1,57% e 1,42%. 

Na quinta-feira (13), Powell afirmou que o impacto dos juros mais altos será sentido nos EUA, mas que o pior resultado seria se os preços continuassem a subir. No entanto, reforçou a intenção do Fed de aumentar o juro em 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões, descartando aumentos mais agressivos, o que tranquilizou os investidores.

Ainda na cena externa, o governo chinês afirmou que planeja começar a reabrir a cidade de Xangai, após sete semanas de lockdown. Wu Qing, vice-prefeito de Xangai, disse que a ideia do governo local é realizar uma reabertura ordenada e limitar o fluxo de pessoas com uma “gestão diferenciada”. A notícia é positiva para o mercado, uma vez que as medidas sanitárias adotadas na China para conter o surto de covid-19 está causando interrupções nas cadeias produtivas do mundo. 

O Ibovespa segue a tendência internacional, e as bolsas mundiais também registram crescimento. Em Wall Street, Dow Jones e S&P 500 têm alta de 1,53% e 2,61%, enquanto o Nasdaq avança 4,14%. Na Europa, o índice Stoxx Europe 600 subiu 2,14%, enquanto as bolsas de Londres, Paris, Frankfurt, Milão e Madrid fecharam todas em alta.