Preço/Lucro do Ibovespa está no seu menor valor desde 2015

Índice é um dos principais indicadores do mercado e pode servir como um marcador de problemas e oportunidade de negócios

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, está passando por um período conturbado, com a inflação e a alta na taxa básica de juros tornando ativos de alto risco menos atrativos aos investidores. Esse novo momento macro fez com que o Índice Preço/Lucro (P/L) do Ibovespa atingisse o menor valor desde 2015.

O P/L mostra se vale ou não a pena investir em uma ação em um determinado momento e é um dos indicadores de maior relevância para os investidores, pois indica o quanto o mercado está disposto a pagar pelos resultados de uma empresa.
 
O P/L é calculado com base na divisão do preço da ação (P) pelo lucro da ação (L) em um determinado período. Dessa forma, ele mostra quanto tempo as ações de uma empresa levarão para “retornar” ao investidor o valor pago por elas, considerando que a empresa mantenha os seus lucros.

Os dados foram divulgados por Einar Rivero, Gerente de Relacionamento Institucional e Comercial da Economatica. Foram analisados os índices Preço/Lucro (P/L) dos últimos 20 anos, levando em conta a mediana dos ativos da carteira de cada uma das datas da amostra. 

Foi revelado que o P/L do índice no dia 17 de junho de 2022 estava em 7,52 anos, o menor valor desde novembro de 2015, quando foi registrado 7,41 anos. 

P/L alto e P/L baixo

Se o P/L se encontrar em um patamar muito baixo, quer dizer que há uma desproporção entre o interesse do mercado nas ações e o lucro da empresa. Ou seja, indica que os investidores não possuem tanta confiança na companhia ou pode significar uma boa oportunidade de compra que passou despercebida pelo mercado.

De acordo com os dados divulgados por Rivero, o menor P/L positivo do Ibovespa é da Usiminas (USIM5), com 1,2 anos. 

Por outro lado, se o P/L estiver muito alto, pode significar que a ação está muito cara e que o mercado tem altas expectativas para o papel. Também indica maior disposição dos investidores em pagar pelos lucros da empresa. A Embraer (EMBR3) possui o maior P/L do Ibovespa atualmente, com 192,2 anos. 

É importante lembrar que para saber se o Índice Preço/Lucro de uma empresa está de fato alto ou baixo, é preciso realizar uma análise comparativa com outras empresas do mesmo setor.

Entre as ações do Ibovespa, 10 empresas apresentaram prejuízo acumulado nos últimos 12 meses. 43 ações tiveram P/L positivo igual ou menos a 10 anos, enquanto 38 ações registraram P/L superior a 10 anos.