Ibovespa futuro abre em queda na espera de inflação dos EUA em maio

Dados de vendas no varejo brasileiro e baixas na Ásia e Europa seguem no radar

O Ibovespa futuro opera em queda nesta sexta-feira (10). Por volta das 9h20 (de Brasília), o índice recuava 0,11% a 107.602 mil pontos, seguindo a expectativa dos mercados norte-americanos para a divulgação do CPI (índice de Preços ao Consumidor).

O indicador referente ao mês de maio mexe com o sentimento dos investidores nesta sexta (10) e também com as projeções do Ibovespa futuro.

Os especialistas aguardam o crescimento de 0,7% no índice para o mês de maio, resultado 0,4% superior ao registrado em abril.

Após a publicação do relatório de empregos e de diversos dados de serviço da região na última semana, os resultados do CPI serão fundamentais para a possível alta da taxa básica de juros no país. A confirmação acontecerá na próxima semana, em reunião do FED (Federal Reserve, banco central norte-americano).

No Brasil, a expectativa fica voltada para a divulgação das vendas do setor de varejo no mês de abril. De acordo com as projeções do mercado, o índice deve apresentar aumento de 0,3% no quarto mês do ano, após o crescimento de 1% em março.

Com isso, os acionistas analisam os impactos da publicação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) na última quinta (9), que desacelerou e pode indicar a aproximação com a diminuição da taxa básica de juros no País.

O ambiente corporativo também agita o mercado. A Eletrobras (ELET6) teve seu processo de privatização confirmado, com o preço da oferta de ações definido em R$42,00. 

A demanda total pelos papéis ficou em torno de R$ 70 bilhões, e cerca de 370 mil trabalhadores usaram parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para comprar ações da empresa.

Já no continente europeu, a baixa dos mercados segue como tendência no início do pregão desta sexta (10), após o BCE (Banco Central Europeu) confirmar que pretende aumentar a taxa básica de juros em julho e setembro.

Com o temor acerca das ações da região, os acionistas aguardam um novo discurso de Christine Lagarde, presidente da autoridade monetária, ainda antes do fechamento das bolsas. 

Enquanto isso, na Ásia, os mercados encerraram a semana com quedas em sua maioria.

As principais perdas ficaram por conta da bolsa de Sydney, que teve sua pior semana nos mercado desde abril de 2020. A bolsa australiana registrou queda de 4,2% entre segunda e sexta e preocupou os acionistas.

Ademais, a China conseguiu respirar em mais um pregão, após a divulgação de dados positivos sobre a inflação no país.

De volta ao mercado brasileiro, também fica no radar dos investidores o fechamento da alienação da UPI InfraCo por parte da Oi (OIBR3).

Além disso, as previsões do Ibovespa futuro também acompanham as novidades no Conselho da Petrobras (PETR4). O MME (Ministério de Minas e Energia) anunciou a lista completa com os indicados da União para preencher os cargos na estatal, e Caio Paes de Andrade foi confirmado como indicado para ocupar a vaga de diretor-executivo da petroleira.