Ibovespa futuro abre em alta seguindo fôlego internacional

Indicadores inflacionários na Europa atraem atenção do mercado

O Ibovespa futuro opera em alta nesta segunda-feira (30). Por volta das 9h19 (de Brasília), o índice avançava 0,86% a 113.446 mil pontos, acompanhando o ritmo dos mercados mundiais.

As bolsas norte-americanas, principal termômetro do mercado mundial, permaneceram fechadas nesta segunda (30), devido ao feriado nacional de Memorial Day. Com isso, as projeções do Ibovespa futuro se voltaram principalmente para as movimentações na Europa.

Com isso, os acionistas repercutem os últimos índices inflacionários divulgados no continente europeu, e analisam como esses resultados influenciarão os novos posicionamentos dos Bancos Centrais na região.

Joachim Nagel, dirigente do BCE (Banco Central Europeu), afirmou que a instituição deveria elevar a taxa básica de juros várias vezes em 2022. 

O representante alemão também ressaltou que a reunião da autoridade financeira que será realizada em junho será responsável por direcionar os novos rumos da política monetária na zona do euro.

Os acionistas ainda repercutem positivamente os resultados do sentimento econômico europeu, e do índice de confiança do consumidor na zona do euro. Ambos os índices divulgados ao fim da última sexta-feira (27) revelaram otimismo dos consumidores europeus, o que possibilitou a abertura em alta das bolsas no início desta semana.

Em adição às declarações de Nagel, Philip Lane, economista chefe do BCE (Banco Central Europeu) defendeu, em entrevista ao “Cinco Días”, a alta de 25 pontos-base na taxa de juros da região.

Já no ambiente doméstico, os investidores repercutem a divulgação do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que desacelerou a 0,52% no mês de maio. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 10,72%. 

Além disso, a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto), que acontecerá ainda nesta semana, permanece no radar dos acionistas.

Enquanto isso, no mercado da Ásia, as bolsas registraram fechamento em alta nesta segunda (30).

Com a reabertura de diversas lojas e shoppings em Pequim, e com o relaxamento das medidas restritivas em Xangai, os mercados da região apresentaram reação.

Ademais, a imprensa chinesa aponta que Xangai colocará em prática um plano de recuperação econômica, composto por 50 “políticas ou medidas”, que inclui a retomada do trabalho presencial em todos os setores.

De volta ao mercado brasileiro, o BB Américas, sediado na Flórida, saiu da lista de ativos que o Banco do Brasil (BBAS3) iria vender. Com isso, a expectativa é que sejam incorporados 12 mil clientes da agência que o Banco do Brasil mantém em Miami.

Logo, com a recuperação dos mercados da Ásia após flexibilização dos lockdowns e com a alta dos mercados europeus e das cotações do petróleo, a expectativa do Ibovespa futuro é de abertura positiva no Brasil.