Ibovespa futuro abre em alta na prévia do PIB dos EUA e dados de arrecadação no Brasil

Declarações do FED também repercutem nos mercados

O Ibovespa futuro opera em alta nesta quinta-feira (26). Por volta das 9h19 (de Brasília), o índice avançava 0,46% a 111.490 mil pontos, acompanhando a expectativa das bolsas mundiais para o anúncio do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA.

O índice norte-americano para o primeiro trimestre de 2022 é um dos destaques do dia, que influencia as projeções do Ibovespa futuro. 

O anúncio vem logo após as novas declarações do FED (Federal Reserve, banco central norte-americano), que defendeu a provável alta de 50 pontos-base na taxa de juros básica no país, entre os meses de junho e julho.

Com isso, os representantes da instituição monetária aguardam que a economia norte-americana tenha crescimento entre março e junho deste ano, o que refletiu nos ganhos de Wall Street no fechamento do último pregão.

No Brasil, as expectativas também estão voltadas para os dados de arrecadação federal no mês de maio de 2022. A reunião contará com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

Além disso, a Eletrobras (ELET6) recebeu uma proposta bilionária de R$ 30 bilhões, que aguarda a protocolização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da norte-americana (SEC) Securities and Exchange Commission para selar a privatização da companhia.

A previsão da empresa, que chama atenção dos acionistas, é que novas ações em volume sejam lançadas no valor total de R$ 26 bilhões.

Para impulsionar a Bolsa brasileira junto com os ânimos dos EUA, a aprovação do projeto que limita a alíquota do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadoria) para combustíveis e energia elétrica também repercute entre os investidores.

Enquanto isso, na Europa, a UE (União Europeia) segue tentando confirmar a aprovação de um novo embargo para as importações de petróleo vindo da Rússia.

Os acionistas ficam de olho também nos desdobramentos do PIB norte-americano, que podem influenciar a decisão do BCE (Banco Central Europeu) sobre as taxas de juros no continente.

Já na Ásia, as bolsas desaceleraram e fecharam majoritariamente em queda no último pregão, após a divulgação do FED sobre as taxas de juros.

Além disso, a região também aguarda as consequências do apoio do governo chinês contra os impactos das medidas restritivas instauradas por conta da pandemia de Covid-19.

De volta ao Brasil, as novidades na Petrobras também alertam os mercados, visto que a principal petroleira do País ainda tem indefinições em seu comando.

O Conselho de Administração da companhia ainda reluta contra a convocação de uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária), o que pode retardar o processo de definição na presidência e prende as atenções nas projeções do Ibovespa futuro.