Ibovespa futuro abre em alta impulsionado por recuperação na China

IPCA do Brasil e PCI dos EUA também ficam no radar dos acionistas

O Ibovespa futuro opera em alta nesta segunda-feira (6). Por volta das 9h20 (de Brasília), o índice avançava 0,70% a 112.520 mil pontos, influenciado por dados positivos divulgados na China.

Após semanas de recessão econômica ocasionada pelas medidas restritivas nas principais cidades chinesas, como Pequim e Xangai, a divulgação do PMI (Índice de Gerentes de Compras) refletiu a recuperação do país, e também mexeu com as projeções do Ibovespa futuro.

O indicador registrou alta de 5% no mês de maio, resultado acima do esperado pelos acionistas da região.

O dado positivo foi o carro chefe das performances em alta na região, além de influenciar também o mercado mundial.

Enquanto isso, nos EUA, o primeiro pregão da semana é marcado pelos anúncios inflacionários que ocorrerão até a próxima sexta-feira (10).

Entre eles, o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) do país permanece no foco dos investidores norte-americanos, que acompanham também a realização da Cúpula das Américas nesta semana.

No Brasil, os investidores aguardam a divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal dado inflacionário que será publicado na semana.

Além disso, observa-se também os compromissos de Roberto Campos Neto, presidente do BC (Banco Central), que participará do Valor ‘s Crypto Summit Rio 2022, evento sobre criptoativos que pode indicar novos rumos deste mercado no País.

Já na Europa, os mercados também repercutem a recuperação chinesa, enquanto as bolsas de Londres, que permaneceram fechadas em dois dias por conta do feriado local em celebração à Rainha Elizabeth, também acompanham o mesmo ritmo positivo.

Logo, os acionistas permanecem atentos às reuniões do BCE (Banco Central Europeu) que ocorrerão ainda nesta semana, e que podem definir um novo aperto monetário no continente.

Ademais, aguarda-se também a nova decisão da UE (União Europeia) sobre um sétimo pacote de sanções contra a Rússia.

Por sua vez, o mercado asiático fechou o último pregão no mesmo sentimento positivo da China, com ênfase na suspensão das investigações de diversas companhias de tecnologia da região.

As atenções seguem voltadas para as novas medidas de apoio econômico do governo chinês, além da publicação do PCI do país.

De volta ao mercado corporativo brasileiro, o destaque ficou para os desdobramentos do processo de privatização da Eletrobras (ELET6).

O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) suspendeu a assembleia de debenturistas de Furnas, uma das etapas do processo de privatização da companhia de energia.

A reunião, que estava prevista para esta segunda (6), foi suspensa através de uma liminar emitida no último domingo (5), e trataria da proposta de aprovação de um aporte de capital por parte da subsidiária da Eletrobras, o que chama atenção do mercado nas projeções do Ibovespa futuro.