Ibovespa futuro abre em alta, apesar da maior inflação para abril desde 1996

IPCA do Brasil e CPI dos EUA e da China são destaques

O Ibovespa futuro opera em alta nesta quarta-feira (11). Por volta das 9h20 (de Brasília), o índice avançava 0,91% a 105.288 mil pontos.

Os olhares do mercado estão voltados para a divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) já realizada nesta quarta (11), que desperta as atenções sobre a abertura em alta do Ibovespa Futuro.

Influenciado pelo ritmo dos preços dos combustíveis, o índice registrado no mês de abril foi de 1,06%, após alta de 1,62% em março, de acordo com a pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além de registrar o aumento de 12,13% nos últimos 12 meses, o resultado teve a maior variação para um mês de abril desde 1996, em 1,26%.

Enquanto isso, as expectativas do mercado também estão voltadas aos anúncios inflacionários no país.

O CPI (Índice de preços ao consumidor) dos EUA, pode trazer ajuste nas apostas para alta de juros. A pretensão dos acionistas é de desaceleração, consequência das últimas duas elevações do FED (Federal Reserve, banco central norte-americano) nos meses de março e abril.

Já na Europa, enquanto os acionistas aguardam os desdobramentos do banco norte-americano, o cenário corporativo influenciou a abertura das bolsas.

A siderúrgica alemã Thyssenkrupp aumentou suas projeções e lucros para o ano de 2022 em 10,6%.

Na mesma proporção, o conglomerado inglês Compass Group anunciou o aumento da previsão de receita anual em 7,6%, logo após.

Já em Estocolmo, a norte-americana Philip Morris anunciou a compra da produtora de charutos Swedish Match, em quase US$ 16 bilhões.

Na Ásia, os acionistas analisam a divulgação do CPI chinês. O índice teve alta de 0,7% no mês de abril, frente aos 2,1% registrados em março.

A taxa anual da PPI (inflação ao produtor) chinês desacelerou no mesmo período, de 8,3% para 8%, ficando acima do esperado na região.

De volta ao mercado brasileiro, empresas como Braskem (BRKM5) , JBS (JBSS3), Ultrapar (UGPA3) também influenciam as projeções do Ibovespa Futuro anunciando seus resultados nesta quarta (11).