Ibovespa fecha em alta e tem primeira semana positiva desde março; dólar recua para R$ 5,05

As bolsas mundiais tiveram certo alívio após declarações de Powell, do Fed, sobre os juros nos EUA

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a sexta-feira (13) em alta, consolidando primeira semana positiva após cinco semanas consecutivas de queda. O índice subiu 1,41%, aos 107.173 pontos. No acumulado da semana, o índice avançou 5,23%. O dólar caiu 1,45% no pregão, cotado a R$ 5,05. No ano, a queda é de 9,29%.

A melhora do Ibovespa se deu após declarações de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano). O Senado confirmou o segundo mandato do presidente da instituição. Powell afirmou que a conter a alta dos preços não será tarefa fácil e disse não poder prometer um “pouso suave” da economia. Ele reforçou que o Fed deve optar por outros aumentos na taxa básica de juros do país, mas descartou aumentos mais severos, acima dos 0,5 ponto percentual.

As companhias aéreas Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) lideraram os ganhos do dia, com 11,86% e 10,65%, respectivamente. A BRF (BRFS3) disparou 10,41%, recuperando as perdas do dia anterior. 

No setor financeiro, o Banco Inter (BIDI11) avançou 7,15%, após anunciar migração para a Nasdaq. Os acionistas da instituição aprovaram em uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) a listagem na bolsa norte-americana.

Bradesco (BBDC4) teve alta de 1,47% e Itaú (ITUB4) avançou 1,18%. Petrobras (PETR4) registrou ganhos de 1,68%, enquanto a Vale (VALE3) perdeu 0,013%.

Os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia seguem no radar dos investidores. A Suécia indicou que irá solicitar sua entrada na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), um dia após a Finlândia anunciar o mesmo movimento. A Rússia disse estar “preparada para dar uma resposta mais incisiva a quem tentar entrar na operação militar na Ucrânia”. 

Na China, o governo afirmou que irá começar a reabrir a cidade de Xangai, após sete semanas de lockdown. Wu Qing, vice-prefeito de Xangai, disse que a ideia do governo local é realizar uma reabertura ordenada e limitar o fluxo de pessoas com uma “gestão diferenciada”. 

As bolsas mundiais fecharam na mesma direção que o Ibovespa. Em Nova York, Dow Jones e S&P 500 avançaram 1,47% e 2,39%, respectivamente. O índice Nasdaq teve alta de 3,82%.