Ibovespa acompanha mercado internacional e abre em leve queda

Queda do petróleo e índice industrial Empire State chamam atenção

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo, abriu em leve alta nesta segunda-feira (16). Por volta das 10h35 (de Brasília), o índice avançava 0,11% a 107.704 mil pontos, influenciado pela divulgação de dados industriais na China.

A queda nos mercados acionários ao redor do mundo teve impacto direto no Ibovespa, principalmente por conta da pesquisa de produção industrial chinesa.

A pesquisa divulgada pelo NBS (Escritório Nacional de Estatísticas) da China registrou a queda de 2,9% na produção industrial do país.

A queda, que foi superior ao esperado pelos acionistas ao redor do globo, ainda acometeu também as vendas no varejo, com baixa de 11,1%.

Os resultados divulgados são registrados em meio ao início do relaxamento das medidas restritivas no país. O lockdown, que foi instaurado pelo governo chinês após o maior aumento de casos de Covid-19 desde o início da segunda onda da pandemia, confirmou a política de “tolerância zero” no país.

Enquanto isso, nos EUA, a atividade fabril no estado de Nova York caiu no mês de maio, após reverter o ensaio de alta registrado no mês anterior. O índice geral de atividade industrial Empire State teve queda de 13% no mês de maio.

A expectativa dos mercados agora está voltada para a divulgação dos resultados de vendas no varejo, que dará respostas mais concretas na região sobre o recente aumento da inflação no país.

Já na Europa, os desdobramentos da guerra da Rússia contra a Ucrânia “arruinou esperanças de que a zona do euro tivesse uma recuperação econômica prolongada e robusta após a pandemia de Covid-19”, de acordo com declaração da UE (União Europeia) no último domingo (15).

Além disso, a balança comercial da zona do euro ficou deficitária em 17,6 bilhões de euros no mês de março.

Entretanto, a meta do BCE (Banco Central Europeu) é garantir que a inflação na região permaneça sustentada em torno de 2%. 

Voltando ao mercado asiático, apesar dos dados divulgados pelos serviços na China, e dos novos sinais de forte desaceleração, o PBoC (banco central chinês) optou por deixar algumas de suas principais taxas de juros inalteradas.

Com isso, as bolsas da região fecharam sem uma direção única nesta segunda-feira, com as perdas nos mercados da China mais contidas mesmo após a divulgação negativa dos dados econômicos da região.

Por fim, as commodities ensaiam alta ao redor do mundo, enquanto, por outro lado, o petróleo começou o dia em queda.

Nesse sentido, as movimentações da Petrobras (PETR4) também chamam atenção e mexem com o Ibovespa, sendo necessário observar se as ações da petroleira seguirão o mesmo rumo dos contratos futuros do petróleo.