Ibovespa abre em queda e dólar avança com payroll acima do esperado nos EUA

Índices industriais e revisão do PIB no Brasil também regulam o mercado

O Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira (3). Por volta das 10h09 (de Brasília), o índice recuava 0,47% a 111.863 mil pontos. Já o dólar avançou no início do pregão, após resultados positivos do payroll norte-americano.

O tão aguardado payroll (Relatório de Emprego) dos EUA veio acima do esperado pelo mercado.

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Departamento de trabalho dos EUA, na manhã desta sexta (3), o país gerou 390 mil vagas de trabalho somente no mês de maio.

Os Estados Unidos criaram 390 mil vagas de trabalho em maio, de acordo com o Relatório de Emprego (payroll) divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Departamento de Trabalho.

Os economistas da região projetavam a alta de 325 mil novas vagas (sem contar o setor agrícola) para o quinto mês do ano.

Além disso, a taxa de desemprego manteve o mesmo índice de 3,6% registrado no mês de abril, na contramão da queda de 3,5% cogitada pelos acionistas.

Com isso, o dólar opera em alta na manhã desta sexta (3). Às 10h25 (horário de Brasília), a moeda norte-americana registrava valorização de 0,15%, vendida a R$ 4,803. 

No Brasil, também foram divulgados dados a respeito do setor de serviços. De acordo com a PIM (Pesquisa Industrial Mensal) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção industrial no País registrou alta de 0,1% no mês de abril.

A pesquisa indica que esse foi o terceiro avanço mensal seguido do índice. Entretanto, na comparação anual, o setor registrou queda de 3,4%.

Em contrapartida, a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) realizada na última sexta (3) ainda repercute entre os acionistas brasileiros.

O crescimento de 1% do índice fez com que o mercado revisse as projeções de crescimento da economia brasileira para este ano.

O PIB brasileiro deve avançar 1,5% neste ano, considerando todas as medianas das respostas cedidas ao “Estadão” por diversos economistas do País. Segundo os especialistas, o impulsionamento do setor de serviços é compatível com um quadro mais otimista para a economia do Brasil.

Enquanto isso, na Europa, as bolsas operam entre perdas e ganhos no último pregão desta semana.

Por lá, a inflação da zona do euro, que registrou o aumento para 8,1% no mês de maio, ainda preocupa os acionistas para um possível novo aperto monetário na região.

Por conta disso, o BCE (Banco Central Europeu) digere as repercussões dos dados divulgados nos EUA, a fim de estudar a necessidade de um novo reajuste da taxa básica de juros no continente.

Além disso, os investidores também permanecem atentos às decisões divulgadas na reunião da Opep+, realizada na última quinta (2).

Os países membros da organização concordaram em impulsionar a produção de petróleo nos meses de julho e agosto em uma meta acima da esperada, por conta dos desdobramentos da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

As bolsas da Inglaterra permanecem fechadas por conta do feriado nacional da região, que celebra os 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth.

– DAX (Alemanha), +0,60%
– CAC 40 (França), +1,02%
– FTSE MIB (Itália), +0,36%

Partindo para Ásia, as bolsas de China e Hong Kong também permanecem fechadas no último pregão da semana, devido a feriados locais.

Logo, os ganhos da região são voltados para a bolsa japonesa, que apresentou recuperação nas ações de tecnologia ao fechamento do pregão.

Em Seul, na Coréia do Sul, o sentimento também é de otimismo. O governo da capital sul-coreana confirmou que passageiros que desembarcarem no país sem vacina não precisarão realizar quarentena, a partir do dia 8 de junho. Com a notícia, os papéis das principais companhias aéreas da região registraram alta.

– Nikkei (Japão), -0,16%
– Kospi (Coréia do Sul), -1,00 

Voltando ao ambiente corporativo do Brasil, as gigantes Petrobras (PETR4) e Eletrobras (ELET6) são o centro das atenções.

O conselho do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) confirmou que irá aprovar a inclusão da petroleira na lista de estudos de privatização de estatais.

Em decisão confirmada na última quinta (2), a indicação para o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi um dos primeiros passos para a possível transição da Petrobras para o setor privado.

Após a recomendação do PPI, a pauta será analisada pela Presidência da República, posteriormente pelo Congresso e por fim pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Além disso, integrantes da gestão do governo Bolsonaro avaliam a aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) como forma de reduzir os preços na estatal, de acordo com informações da “Folha”.

A estratégia seria uma alternativa a um decreto de calamidade pública, que foi cogitado por Bolsonaro, mas enfrentou resistências da área econômica

Por fim, o Ibovespa também acompanha os desdobramentos da maior companhia de energia do País. O período de reserva de ações da Eletrobras usando parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) começa nesta sexta-feira (3) e vai até a próxima quarta (8).