Ibovespa abre em queda com preocupação com inflação

Dólar comercial cai 1,31%, a R$ 4,7110.

O Ibovespa abriu em território negativo nesta quarta-feira (6), às 10h20 o índice recuava 0,45%, aos 118.326 pontos, em meio a alta inflação e as expectativas sobre a ata da última reunião sobre a política monetária dos EUA. O dólar comercial apresentou alta de 1,31%, a R$ 4,7110

A elevação do risco inflacionário no Brasil e no mundo está balançando os mercados. À medida que por aqui o IGP-DI avançou 2,37% em março, contra a elevação de 1,50% em fevereiro, segundo a pesquisa da FGV. No exterior, as preocupações com a oferta de petróleo e o aumento dos preços de outras commodities por conta da guerra que ocorre na Ucrânia causam preocupações nos mercados.

Além disso, os juros globais também seguem num ritmo mais acelerado.

No radar corporativo, o destaque é o aumento de 46,5% na demanda (RPK) total da Gol no primeiro trimestre deste ano. Além disso, também em ritmo de crescimento, a Vale anunciou que iniciou as obras de implantação da primeira planta comercial da Tecnored.

Já em relação aos FIIs, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), da B3 (Bolsa de Valores brasileira), iniciou as negociações desta quarta com queda de 0,05%, aos 2.806 pontos. No acumulado de 2022, o indicador tem variação positiva de 0,02%.
 
Pré-abertura
No exterior, os índices futuros norte-americanos e as bolsas europeia operam em baixa, à medida que investidores aguardam a divulgação da ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), que deve expor seu plano para reduzir o balanço do banco central do país.

A diretora do Fed, Lael Brainard, sugeriu a possibilidade de ações mais agressivas da instituição para controlar a inflação. Na véspera, em uma conferência, a autoridade declarou que espera aumentos metódicos das taxas de juros e rápidas reduções do balanço do banco central para trazer uma posição mais neutra para a política monetária.