Ibovespa abre em queda, ainda repercutindo os eventos da “Super Quarta”; dólar avança

Após feriado de Corpus Christi, o mercado brasileiro começa sentir os efeitos das altas de juros divulgadas pelo Federal Reserve e Copom

O Ibovespa opera em baixa nesta sexta-feira (17). Por volta das 10h30 (de Brasília), o índice caia 2,41% a 100.333 pontos. Enquanto isso, o dólar registra novas altas no início do pregão, sendo negociado a R$ 5,13. 

O pregão desta sexta-feira continua sendo marcado pelos eventos da “Super Quarta”. Na quarta-feira (15), o Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano) subiu em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros nos EUA, agora em um intervalo entre 1,50% e 1,75% para o ano. Ainda na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, passando de 12,75% para 13,25% ao ano. 

Na quinta-feira (16), repercutindo o anúncio do Fed, os principais índices de Nova York registraram fortes quedas, com o Dow Jones perdendo 2,42%, o S&P500 caindo 3,25% e o Nasdaq desabando 4,08%.

Na Europa, os principais índices avançam nesta sexta-feira, acompanhando o temor de que a instituição monetária norte-americana irá acelerar seu processo de alta de juros. Por volta das 10h35, o DAX, da Alemanha, sobe 0,74%. O CAC 40, da França, avança 0,64%. O STOXX 600 tem alta de 0,67%.

O Banco Central da Inglaterra (BoE) elevou na quinta-feira sua principal taxa de juros em 0,25 ponto percentual para 1,25% ao ano. No mesmo dia, o Banco Nacional Suíço (SNB) aumentou sua taxa de juros pela primeira vez desde setembro de 2007 em meio ponto percentual, para -0,25%, de -0,75%.

Ainda nesta sexta-feira, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro foi divulgada. O índice atingiu nova máxima histórica de 8,1% em maio, ao acelerar de 7,4% em abril, segundo dados finais divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. 

Na Ásia, a maioria das principais bolsas fecharam em baixa. A Nikkei, do Japão, e a Kospi, da Coreia do Sul, recuaram 1,77% e 0,43%, respectivamente. Shanghai, da China continental, por outro lado, conseguiu subir 0,96%. Hong Kong fechou em alta de 1,10%.

O Banco do Japão decidiu manter sua política monetária inalterada. A decisão do banco central japonês contrasta fortemente com a de seus pares globais.

De volta ao Brasil, o mercado financeiro também será afetado pelo vencimento de opções de ações, o que traz uma volatilidade adicional aos negócios. 

Destaque para o último dia de negociações dos papéis do Banco Inter (BIDI3;BIDI4;BIDI11) na B3. A empresa migrou para a Nasdaq e a previsão é que as ações sejam negociadas em Nova York na próxima semana.

Enquanto isso, ainda no radar do Ibovespa, a Petrobras (PETR3;PETR4) pode anunciar reajuste de preços ainda nesta sexta-feira.