Ibovespa abre com alta de 0,17%; negociação entre Rússia e Ucrânia está no radar

Dólar cai 0,11%, a R$ 5,0486.

O Ibovespa inicia as negociações em território positivo nesta segunda-feira (14), com avanço de 0,17%, aos 111.904 pontos. A elevação ocorre à medida que os mercados ficam atentos à quarta negociação entre Ucrânia e Rússia, com uma nova tentativa de estabelecer um cessar fogo. Às 9h40, o dólar registra queda de 0,11%, a R$ 5,0486.

Vale destacar que a B3 (Bolsa de Valores brasileira) retornou ao seu horário tradicional de negociações, fechando o pregão às 17h. Além disso, entre os destaques, o Relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), elevou a projeção do IPCA para 6,45% após reajuste nos preços dos combustíveis.

O minério de ferro apresentou queda de 7,3% nesta manhã, em meio a nova onda de infecções por Covid-19 na China, o maior consumidor da commodity no mundo.

No radar corporativo, as notícias não são otimistas, após reportar resultado negativo em 2021, a IRB Brasil anunciou que não pagará os dividendos obrigatórios declarados. Ao passo que o frigorífico da JBS, em Mozarlândia (GO), teve seus embarques de carne bovina suspensos por uma semana pela China.

Entre os maiores ganhos do Ibovespa estão a JHSF ON (JHSF3), com alta de 0,19%; Méliuz ON (CASH3), elevação de 0,05%; e Embraer ON (EMBR3), aumento de 0,38%. Já entre as maiores perdas estão a Gerdau PN (GGBR4), com queda de 0,22%; Locaweb ON (LWSA3), recuo de 0,12%; e Bradespar ON (BRAP4), contração de 0,33%.

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), da B3 (Bolsa de Valores brasileira), iniciou as negociações desta segunda com alta de 0,22%, aos 2.726 pontos. O dado contrapõe a queda do fechamento anterior.
 
Pré-abertura da Bolsa
Lá fora, as atenções também estão voltadas para os conflitos entre Rússia e Ucrânia que ocorrem no Leste-europeu. Intensos combates aconteceram no fim de semana em torno de Kiev (capital da Ucrânia), matando civis que não conseguiram fugir.

Os índices futuros dos EUA iniciam as negociações desta manhã com alta, em meio à espera da negociação entre Rússia e Ucrânia e o primeiro aumento, em quatro anos, da taxa de juros pelo Fed.

Os mercados europeus também avançam com mais uma tentativa de cessar-fogo na Ucrânia. Já as bolsas asiáticas fecham sem sentido definido, à medida que investidores monitoram uma nova onda de Covid-19 na China.