Gol (GOLL4) e Avianca anunciam criação do Grupo Abra

As duas companhias vão formar uma holding para compartilhar a mesma plataforma de negócios

A companhia aérea brasileira Gol (GOLL4) e a colombiana Avianca anunciaram que vão formar uma holding para compartilhar a mesma plataforma de negócios. As companhias confirmaram a informação nesta quarta-feira (11).

O novo grupo quer que o negócio seja fechado no segundo semestre deste ano. A nova empresa se chama Abra e irá reunir as operações da maior companhia aérea do Brasil, a Gol, e da Avianca, que se tornou um dos maiores grupos do setor na região. Além da Colômbia, a companhia tem operações no Equador e El Salvador.

A Gol opera uma frota de 142 aeronaves e tem 33,6% de participação no mercado doméstico. A nova empresa terá capital fechado e sua sede será no País de Gales, no Reino Unido. O acordo foi chancelado pelos principais acionistas da Avianca Holding e pela família Constantino, que controla a Gol.

Gol e Avianca preparam alto aporte financeiro em nova holding

Segundo as duas empresas, investidores financeiros irão fazer um aporte de 350 milhões de dólares na Abra. A Gol e a Avianca pretendem manter operações independentes enquanto “se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”, de acordo com um comunicado.

O atual presidente do conselho de administração da Gol e fundador da empresa, deve ser o presidente-executivo da Abra. O cofundador da Avianca Holdings, Roberto Kriete, irá comandar o conselho de administração.

“A operação não acarretará a obrigatoriedade de realização de uma oferta pública de aquisição de controle para os acionistas minoritários da Gol, uma vez que não haverá alienação ou transferência do controle acionário”, afirmou a empresa brasileira em fato relevante.

O Grupo Abra também deterá participação econômica não controladora da companhia aérea Viva na Colômbia e no Peru. Depois que a transação for concluída, os investidores da Gol e da Avianca vão firmar um acordo para serem co-controladores da holding.