Fusão entre Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) acontece em "momento cirúrgico"

De acordo com especialistas, resposta do mercado com a alta das ações das duas empresas nesta quinta (30) mostra o otimismo com a combinação de negócios

Com a pandemia chegando ao fim e a volta da “normalidade”, é natural que as pessoas voltem a buscar mais exames de rotina e parem de “evitar” a ida aos laboratórios (como era feito nos períodos críticos da pandemia). Exatamente por este motivo (possibilidade de um crescimento nos exames laboratoriais), a combinação de negócios entre Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) acontece no melhor momento, segundo especialistas consultados pelo BP Money.

O otimismo com a notícia da fusão entre Fleury e Hermes Pardini se refletiu nos papéis das duas companhias durante esta quinta-feira (30), que subiram forte durante o pregão, fechando em alta de 16,10% (FLRY3) e 18,99% (PARD3), cotados R$ 16,30 e R$ 19,99 – respectivamente.

De acordo com Vicente Koki, analista CNPI da Mirae Asset, a fase difícil para este setor já passou e, por isso, a tendência é de uma recuperação com “ventos a favor”.

“Vejo essa combinação de negócios como positiva. O grupo como um todo ganha escala. O Fleury atua em um segmento mais premium e o Pardini vai completar esse portfólio da Fleury. Na minha visão, esse segmento de laboratórios, exames e diagnósticos tem boas perspectivas, mais até do que dos próprios hospitais em si”, destacou Koki. 

Para Danielle Lopes, sócia e analista de ações da Nord Research, a força da fusão, que ainda precisa passar pela aprovação dos acionistas e, também, pelo órgão regulador Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), pode ser percebida pelo movimento do mercado em relação às ações das duas companhias. 

“Claro que não é nada formalizado, mas o mercado já gostou bastante. Além de existir uma sinergia muito grande, as duas tinham atuação em análises clínicas. Pardini tinha bastante know-how disso e Fleury vai conseguir se aproveitar, fora a atuação de Fleury em marcas premiuns e segmentos mais complexos, então os negócios se complementam muito bem. A gente já vê aí algum ganho de, pelo menos, 15/20% no Ebitda da nova empresa. Um ganho imediato, já que você une as operações e reduz custos operacionais”, explicou Lopes.

Segundo o comunicado emitido pela Fleury nesta quinta, a combinação de negócios é uma “excelente oportunidade de criação de valor, que poderá resultar em significativos ganhos aos seus acionistas“.

O analista Flavio Conde, da Levante Investimentos, afirmou ao BP Money que esta combinação de negócios era inesperada, já que as duas companhias eram líderes no setor e estavam em ritmo de crescimento.

“Pardini quase não tinha dívida e tinha um grande espaço para crescer. A Fleury fez o movimento correto de se juntar com a segunda do setor, porque vão ter uma força maior para crescer. Esse mercado é muito pulverizado. Ele tem cerca de 16 mil laboratórios com uma renda em torno de R$ 35 bilhões e as quatro maiores do setor só tem 25% do mercado. Então tem muito para crescer, é positivo para os dois grupos, além de ser bom para o mercado”, disse Conde. 

O analista da Levante também afirmou que as empresas estavam “muito baratas” na bolsa de valores de São Paulo (B3). “Fleury estava sendo negociado a quase 14xPL e o Pardini estava 9,7PL. O Fleury merecia 20xPL e o pardini 15xPL ou mais, então tem muito mais espaço para valorizar. A alta de hoje é justamente porque estavam fora do foco do mercado. Setor de saúde passa por um momento delicado, com a inflação que fez com que algumas famílias fossem obrigadas a cancelar planos, aumento do salário dos enfermeiros, etc”, afirmou o analista. 

“Apesar do momento que não é bom, estruturalmente o setor continua forte e com uma boa possibilidade de crescimento”, complementou Conde.

Vale lembrar que o investidor que possui ações da Hermes Pardini vai receber para cada papel R$ 2,15. Além disso, sob o acordo, cada acionista da Pardini receberá 1,213542977 de ação ordinária de emissão do Fleury. 

Em comunicado, as empresas informaram que a marca “Hermes Pardini”, “em virtude da forte reputação, qualidade e confiabilidade” será mantida por pelo menos 10 anos, que passarão a ser contados a partir da efetiva consumação da combinação dos negócios. 

Os especialistas consultados pelo BP Money destacaram que existe um espaço grande para crescimento neste segmento da Fleury e da Hermes. Isso porque esse mercado é muito concentrado nos segmentos de alta renda e intermediário alto. Ou seja, caso a empresa enxergue o espaço para crescer no intermediário médio e na faixa intermediária baixa terá um grande diferencial frente aos outros concorrentes.