Fundos multimercados ganham do Ibovespa e do CDI, em período de alta da Selic

No acumulado de 2022, os fundos multimercados registram ganhos de 8,3% frente a 2,3% do CDI

O rendimento médio dos fundos multimercados entre março de 2021 – quando a taxa Selic entrou em ciclo de alta – e março de 2022 foi de 6,3%, segundo levantamento do “Valor Investe” publicado nesta segunda-feira (11). Neste mesmo período, o Ibovespa entregou retorno de apenas 1,82%. 

Em março de 2021, a Selic estava em 2% ao ano. Hoje, a taxa básica de juros no País está em 11,75%, ainda com perspectiva de alta para este ano. Com o aumento da taxa, os investidores começaram a realocar o capital, aportando em ativos de renda fixa. Quem investiu em ativos atrelados ao CDI teve uma rentabilidade média de 6,19%. Ou seja, 0,13% abaixo do desempenho dos fundos multimercados.

Ainda segundo o levantamento do “Valor Investe”, em ciclos de queda da taxa Selic, o retorno médio de fundos multimercados tem sido maior do que nos ciclos de alta. Entre setembro de 2011 e abril de 2013, por exemplo, quando a Selic estava em ciclo de baixa, o ganho dos multimercados foi 2,02% acima do CDI. O mesmo ocorreu entre outubro de 2016 e março de 2021, com os fundos multimercados registrando ganhos de 2,14% acima do CDI.

Isso mostra que os multimercados costumam ter um desempenho melhor durante os períodos de juros em ciclo de queda. O fator pode ser explicado pela melhora da situação econômica do País, que também faz a bolsa subir e, consequentemente, surgem novas oportunidades de investimentos.

Multimercados registram ganhos, mesmo em ciclo de alta da Selic

Apesar de estarmos vivendo um ciclo de alta da Selic neste ano, no acumulado de 2022, os fundos multimercados mostram um bom desempenho frente ao CDI. Neste ano, os multimercados registram ganhos de 8,3% frente 2,3% do CDI.

Veja também: Multiplan e Iguatemi têm no público-alvo o diferencial para os investidores

De acordo com um levantamento feito pela XP Investimentos, com 308 fundos multimercados, entre março do ano passado e março de 2022, os cinco melhores fundos do mercado foram: Vista Multiestratégia Fic Multimercado (37,22%); Capstone Macro A Fic Multimercado (29,80%); XP Macro Plus FIC Multimercado (23,34%), Asa Hedge FIC Multimercado (22,56%) e GAP Absoluto FIC Multimercado (21,91%).

Vale destacar que a XP Investimentos considerou, nesta pesquisa, fundos que possuem as seguintes classificações na Anbima: “Multimercados Dinâmico”, “Multimercados Macro”, “Multimercados Juros e Moedas”, “Multimercados Livre” ou “Multimercados Trading”.