FIIs: CARE11 registra maior alta no primeiro semestre de 2022; confira destaques

Em contrapartida, RBR Properties (RBRP11) acumulou maior desvalorização no período

O fundo imobiliário do setor de cemitérios Brazilian Graveyard and Death Care Services (CARE11) foi o FII com o maior índice de alta no primeiro semestre de 2022.

Com valorização de 50%, o fundo foi destaque entre os seis primeiros meses do ano. Já no lado negativo dos resultados dos FIIs, o RBR Properties (RBRP11) registrou perdas de 23% no período. O levantamento geral foi realizado pelo “Infomoney”.

Com auxílio da plataforma de informações financeiras Economatica, o estudo utilizou como base a distribuição de dividendos dos FIS e a valorização de suas cotas.

No segmento de dividendos o Riza Arctium (ARCT11) teve o maior retorno, no nível de 9,88%.

Apesar da melhor performance em dividend yield por parte do ARCT11, o destaque do semestre ficou para o Brazilian Graveyard.

O fundo ainda não distribui rendimentos, entretanto, foi o que mais valorizou entre janeiro e junho de 2022.

Além disso, os fundos de “papel” lideraram os ganhos no período. Entre os dez fundos imobiliários com maior valorização, sete integram o grupo dos fundos de “papel”, mais conhecidos pelo investimento em títulos de renda fixa.

Como as aplicações desses fundos são indexadas a indicadores inflacionários ou ao CDI (certificado de depósito interbancário), a elevação da Selic – taxa básica de juros do Brasil – foi fundamental para o bom desempenho do grupo.

Já entre os líderes de perdas, estão o já citado RBR Properties (RBRP11), com a maior desvalorização no primeiro semestre entre os segmentos de lajes corporativas, e também fundos do setor de escritórios, como o  XP Properties (XPPR11) e o Vinci Offices (VINO11).

Ao final do mês de junho, o IFIX – índice dos fundos imobiliários mais negociados na B3 – fechou em queda de 0,88%.
 

Rentabilidade do CARE11 já chamava atenção entre os FIIs

O destaque no primeiro semestre é consequência de bons resultados ainda nos meses anteriores.

O Brazilian Graveyard and Death Care (CARE11) registrou rentabilidade de 68% no ano, no período entre janeiro e o fim de maio, segundo um levantamento da Smartbrain. O fundo apresentou o segundo maior retorno no mês de maio entre os ativos considerados na pesquisa.

A rentabilidade levou em consideração as variações das cotas e os retorno do aluguel, uma espécie de dividendo distribuído regularmente aos cotistas. 

A valorização do ativo do FIIs se deu pelo baixo valor da cota e uma liquidez menor que outros ativos. Mesmo assim, a volatilização do CARE11 é bem alta, sendo que, considerando os primeiros dias de junho, a rentabilidade já caiu para 50% no ano.