Famosos ‘entram na onda’ e gastam milhões com NFTs

O mercado do criptoativo se tornou uma das maiores tendências globais e já conquistou grandes nomes do NBA, do futebol e do entreterimento

Os criptoativos ficaram mundialmente famosos nos últimos anos, principalmente devido ao Bitcoin. Entretanto, os tokens não-fungíveis (NFTs, na silga em inglês) estão dominando o mercado atualmente e se tornaram uma das maiores tendências globais do setor em 2021, conquistando adeptos que vão desde o investidor comum a grandes celebridades.

Os NFTs tomaram conta dos noticiários dos mundos da arte, do entretenimento, da moda e do esporte no último ano, registrando um aumento de 55% nas vendas em relação a 2020, que saíram de US$ 250 milhões para US$ 389 milhões. 

Muito desse sucesso atual dos tokens se deve aos grandes artistas de diferentes meios que vêm divulgando o cripto em suas redes sociais, mas a discussão começou mesmo no início de 2021, quando a famosa casa de leilões Christie`s fechou a venda de uma obra de arte puramente digital pela pechincha de US$ 69 milhões.

Logo em seguida, o CEO do Twitter, Parag Agrawal, vendeu seu primeiro post como NFT por US$ 2,9 milhões. A partir disso, o mundo começou a prestar atenção nesta nova cultura das autenticações digitais. 

Não levou muito tempo até que o setor esportivo também quisesse “embarcar na onda” dos NFTs. Em março de 2021, a Dapper Labs revelou ter aportado US$ 305 milhões em uma rodada de investimentos que contou com nomes como o de Michael Jordan e Kevin Durant. A empresa é responsável pela plataforma NBA Top Shot, que permite a compra e venda de colecionáveis digitais oficialmente licenciados.

“Os NFTs são simples, mas revolucionários”, disse Dieter Shirely, diretor de tecnologia da Dapper Labs, em comunicado oficial. “Os NFTs permitem a propriedade real no mundo digital pela primeira vez. Os desenvolvedores também podem construir facilmente produtos que permitam aos consumidores acessar seus NFTs e identidades de diferentes produtos, o que significa menos dependência para os usuários. Em um blockchain como o Flow, os NFTs podem reconectar a internet para melhor”.

Apenas seis meses após o seu lançamento, o NBA Top Shot é a plataforma de NFTs esportivos colecionáveis de maior sucesso do mundo, e já arrecadou mais de US$ 500 milhões vendas.

Com mais de 800 mil contas registradas, sendo 338 mil com pelo menos um NFT em sua posse, a plataforma detém um acordo de licenciamento com a NBA, que recebe uma parte das receitas, porém os valores e detalhes do contrato são mantidos sob sigilo.

Famosos que entraram no jogo das NFTs

A rodada de investimentos conta com vários outros nomes conhecidos da NBA, além de Jordan e Durant. A lista tem Andre Iguodala, Kyle Lowry, Spencer Dinwiddie, Andre Drummond, Alex Caruso, Michael Carter-Williams, Josh Hart, Udonis Haslem, JaVale McGee, Khris Middleton, Domantas Sabonis, Klay Thompson e Nikola Vucevic. 

Apesar do grande sucesso no basquete, os tokens não-fungíveis não se contiveram ao esporte. No futebol, o jogador Neymar Jr. comprou dois NFTs da coleção “Bored Ape Yatch Club” por cerca de US$ 1,1 milhão. A Bored Ape Yatch Club é uma famosa coleção com 10 mil peças digitais únicas de “macacos entediados”. O projeto é baseado na blockchain do Ethereum  (ETH). 
 

“Eu sou um macaco” disse Neymar em publicação com NFT da coleção. Foto: Reprodução/Twitter

Neymar desembolsou um montante de 189,69 ETH (US$ 537 mil) pelo token número #5269 e mais 159,99 ETH (US$ 452 mil) pelo ativo digital número #6633. 

Já o astro do futebol americano Tom Brady, fundador da startup Autograph, recebeu aporte de US$ 170 milhões em rodada de investimentos liderada pela Andreessen Horowitz (a16z) e pela Kleiner Perkins. A companhia se trata de uma plataforma de comercialização de NFTs, vendendo itens colecionáveis de celebridades do esporte, entretenimento e cultura.

Fundada em julho de 2021, a Autograph lançou coleções de tokens com Brady, Tiger Woods, Naomi Osaka, The Weeknd, Simone Biles, Tony Hawk e Darek Jeter. Brady e The Weeknd também são membros do conselho da Autograph.

O ex-jogador de futebol inglês David Beckham, os atores Ashton Kutcher e Will Smith e o cantor Shawn Mendes também fizeram aportes através de seus próprios fundos.

O mercado conquistou mais artistas como Paris Hilton, James Atkins, Lindsay Lohan, 3Lau, e a banda Kings of Leons, que foi o primeiro grupo musical a lançar um álbum em forma de NFT.