Eletrobras (ELET3;ELET6): vale a pena comprar através do FGTS?

Segundo especialista, tributação é o maior ponto de atenção para quem tem dúvida sobre investimento via corretora ou FGTS

A novela sobre a Eletrobras (ELET3;ELET6) teve mais um capítulo nesta quinta-feira (19), com o TCU (Tribunal de Contas da União), finalmente, aprovando o processo de privatização da companhia. Mais cedo, a Caixa informou que os trabalhadores com recursos no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderão utilizar até metade do montante da conta para comprar ações da estatal de energia.

Segundo o especialista em investimentos da BP Money, Pedro Queiroz, porém, a tributação é o maior ponto de atenção para quem quer investir utilizando o FGTS. Para Queiroz, comprar as ações diretamente pela corretora é melhor do que por fundos mútuos de privatização.

“O primeiro ponto a se debater é se vale a pena tirar do FGTS uma parte do dinheiro e comprar via fundo de participação. Normalmente, o FGTS rende mais ou menos taxa T.R + 3%. A taxa TR no Brasil já foi zero por muito tempo. Ou seja, o FGTS só rendia 3%. E se você olhar o gráfico de inflação acumulada, muitas vezes, o Brasil teve uma inflação superior a 3%. Então, nesse momento, quem tem o dinheiro no FGTS está perdendo poder de compra”, afirmou.

Por isso, quem tem interesse em investir pelo FGTS pode utilizar de R$ 200 até 50% do valor total existente no fundo. Queiroz explica que, através do investimento direto nas ações, o investidor consegue ganhar no IR, já que não é tributado.

“Pela corretora, vale muito mais a pena. Você comprando via corretora você teria um benefício no IR. Se você comprar via fundo de participação, se a rentabilidade for superior a rentabilidade do FGTS, que é taxa TR +3%, você pagaria 15% de tributação, então esse é um ponto importante”, destacou o especialista.

“Quando você compra uma ação você é isento dentro daquela taxa de isenção dos 20 mil, então existe uma diferença de tributação”, complementa.

Mesmo a favor do investimento via corretora, Queiroz não descarta a ideia do investimento via FGTS, já que a ideia central disso é fazer o dinheiro render mais do que 3%. 

“A ideia de você usar o FGTS para investir na Eletrobras é você pegar o dinheiro que tava rendendo a uma taxa TR +3% para você investir esse dinheiro em algo que possivelmente possa ter uma rentabilidade maior”, explicou.

Um outro ponto importante, colocado pelo especialista, é que quem entra nesse processo deve ficar alocado por 12 meses nos papéis da Eletrobras. Ou seja, o investidor perde a mobilidade de poder tirar o seu dinheiro ou alocar mais, diferente de quando o investimento é feito através de uma corretora de valores.