É estagiário? Saiba como investir os primeiros salários

Segundo analistas, primeiro passo profissional é oportunidade para entender o mercado de investimentos

Há a crença de que para que investir, é necessário ter uma grande entrada de dinheiro na conta. Isso, porém, isso é coisa do passado, já que, atualmente, as plataformas de investimento têm tornado mais fácil investir com pouco, com N produtos a partir de R$ 1. Assim, mesmo estagiários, que estão começando a vida profissional, podem optar por alocar seus recursos – mesmo que ainda pouco – em produtos de renda fixa, como no Tesouro Direto, CDBs ou LCIs, por exemplo, segundo especialistas consultados pelo BP Money.

Para Cintia Senna, analista financeira, o primeiro passo aos estagiários é ter um objetivo e um propósito para investir. Dessa forma, é possível identificar qual tipo de investimento você deve fazer, dependendo do seu prazo e objetivo. 

“Para que eu possa investir, de fato, eu tenho que ter um objetivo, um desejo, um sonho, algo que eu queira conquistar, realizar, um propósito, porque o investir ele vai ser só uma consequência dessa decisão”, disse  Senna. 

“O mais importante é saber pra que que eu vou investir, para que que eu vou usar esse dinheiro? Qual é a realização que eu estou buscando? Qual o prazo desse meu desejo? É a curto? É a médio? É a longo prazo? Porque a depender desse prazo, o produto financeiro vai ser diferente, então a gente vai ter possibilidades melhores conforme o tempo de realização desse desejo”, acrescentou. 

Ela também diz que mais importante do que investir no mercado, é desenvolver o hábito de guardar uma parte do seu salário assim que recebê-lo, mesmo que seja apenas guardando-o ou colocando-o na poupança.   

“Investir é um hábito, e eu tenho que incorporá-lo no meu dia-a-dia, assim como eu escovo meus dentes, assim como eu estou indo trabalhar, assim como eu já faço alguns consumos, então eu tenho que incorporar o hábito de que assim que eu receber o meu ganho mensal, eu já separar uma parte, e se eu ainda não sei nenhum produto financeiro, comece a guardar nem que seja em casa, para você ter a experiência da habitualidade”, afirmou Cintia Senna. 

Depois de desenvolver este hábito, segundo os especialistas, é interessante abrir uma conta em um banco e/ou em uma corretora. Além disso, o estagiário pode começar a investir, principalmente seu tempo, em aprender sobre o mercado financeiro e entender como ele funciona, acrescenta. 

“A segunda coisa que você tem que começar a investir é no conhecimento, então eu preciso começar a não só investir dinheiro, mas investir o meu tempo em conhecer esse produtos financeiros, seja por meio de vídeo, seja por meio de livro, seja por meio de cursos, para que eu possa ter mais informações e consiga tomar melhores decisões”, disse Senna. 

Entendeu o mercado? Assim estagiário pode ir para renda fixa

Depois de entender os produtos disponíveis no mercado, seria interessante passar por uma cerca de escada de investimentos, segundo Senna. O primeiro degrau seria a poupança; depois o CDB; posteriormente o LCI/LCA; Tesouro Direto; fundos de investimentos e, no último degrau estaria o mercado de ações. 

Ao subir essa escada, é importante sempre ter os seus objetivos bem claros em mente, para você fazer o melhor investimento de acordo com o seu plano. 

Virginia Prestes, assessora de investimentos e professora de finanças da Faap, destaca que nos últimos anos, com o crescimento do acesso em conteúdos financeiros, a busca por meios de investir tem aumentado. Com isso, as plataformas de investimentos têm tornado mais fácil investir com pouco, com ações vendidas por até R$ 2. 

Já Senna acrescenta que é essencial, ao receber seu primeiro salário, adequar seu estilo de vida para gastar apenas 50% do que você recebe. Dessa maneira, sua vida pode passar a ser mais confortável conforme seu salário aumenta, porém você sempre terá uma organização financeira e uma reserva caso necessário. 

“A primeiro coisa que o estagiário tem que ter em mente ao receber seu primeiro salário, é que até aquele momento, ele nao tinha esse ganho, consequentemente, ele não tinha diversos gastos que ele vai começar a ter a partir de então, porque ele vai começar a criar um padrão de vida novo, uma nova realidade. Com isso em mente, é muito importante que ele comece a criar um pensamento de que ele deve, somente, viver, ter um custo de vida, utilizando apenas 50% desse ganho”, afirmou.