Dólar em maior patamar, devo investir em fundos cambiais?

A cotação do dólar tem sido pressionada pelo atual cenário de tensão no qual todos os olhos estão voltados para o furo no teto de gastos.

A cotação do dólar tem sido pressionada pelo atual cenário de tensão no qual todos os olhos estão voltados para o furo no teto de gastos. Esta semana o dólar atingiu a alta de R $5,70, atingindo o maior patamar desde abril e acumulando alta de quase 9% em 2021.

Desta forma o questionamento se vale a pena comprar fundos cambiais perdura neste cenário, tendo em vista que eles acompanham o ritmo dos fluxo do cupom cambial (taxa de juros em dólares no Brasil).

Prever a taxa cambial é de fato uma atividade árdua para os especialistas, uma vez que a mesma depende de muitos fatores imprevisíveis como situações políticas, climas ambientais entre outros. 

O planejador financeiro certificado (CFP),Rogério Nakata, afirma que investir em fundos cambiais como forma de planejamento financeiro, para se proteger da variação do dólar pensando em uma viagem no próximo ano ou para fazer um intercâmbio no futuro, pode ser interessante.

Para além de planejamento financeiro, os fundos podem ser usados como investimentos, acumulando capital. Os especialistas avaliam que os investidores com ativos de risco na carteira deveriam ter alocação em dólar independentemente do preço da moeda.