Copom eleva taxa básica de juros para 7,75% ao ano

É a maior alta na Selic desde 2003, taxa alcança maior patamar em quatro anos

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), elevou nesta quarta-feira (27) a taxa básica de juros de 6,25% para 7,75% ao ano, subindo a 1,5 ponto percentual, esse é o sexto aumento consecutivo da Selic. É a maior alta na taxa desde 2003, alcançando o seu maior patamar em quatro anos.

Em setembro, o Copom havia informado que a taxa básica de juros deveria ser elevada mais uma vez em outubro. Com a decisão desta quarta, a Selic segue em um ciclo de alta.

A taxa teve aumento pela primeira vez em seis anos em março, passando de 2% para 2,75% ao ano. O reajuste realizado no início de 2021 foi o primeiro de acréscimo feito desde julho de 2015, quando a taxa estava em 14,25% ao ano e ocorreu os cortes contínuos até que o percentual chegou, em 2020, ao menor já registrado na história, de 2%. 

A Selic foi criada em 1999 para a regulamentação de juros e é utilizada para apurar a taxa de juros das transações realizadas entre instituições financeiras. Ela também influencia no desdobramento dos indicadores IPCA e CDI, influenciando no controle da inflação.