Contratos futuros do carvão atingem alta de 7,2% na China

A alta foi engatada pelas importações atingidas com nova variante de coronavírus Ômicron.

Os contratos futuros do carvão metalúrgico chinês registraram avanço nesta quarta-feira (1º), engatados no embalo das preocupações com o fornecimento do  commoditie, que teve as importações afetadas ao serem interrompida em razão da nova variante do coronavírus Ômicron.

Os contratos futuros de carvão metalúrgico mais negociados na Bolsa de Commodities de Dalian, para entrega em maio, atingiram um avanço de 7,2%, para 1.999 iuanes (US$ 314,10 a tonelada), e fecharam em alta de 6,1%, a 1.978 iuanes por tonelada.

“As importações de carvão térmico (da Mongólia) devem cair significativamente, muitos traders aumentaram os preços e devem aumentar ainda mais”, escreveram analistas da Galaxy Futures em nota.

As importações que não utilizam da ferrovia para se transportar, foram suspendidas em algumas cidades fronteiriças na região da Mongólia Interior, na China, e na província de Heilongjiang. Os produtos suspensos na atividade de internalização de mercadoria estrangeira, foram o carvão, minério de ferro, minério de cobre e zinco, com a finalidade de reduzir o risco em meio a um recente ressurgimento de infecções.